15 jul

Como identificar um playground inclusivo

Respeitar as diferenças e apoiar a diversidade é uma tarefa cada vez mais importante na sociedade. Nunca falamos tanto sobre inclusão como nos dias de hoje, pois privar alguém ou alguma criança das atividades rotineiras não é uma atitude positiva. Por isso, um playground inclusivo nos espaços infantis garante a integração infantil.

Segundo a ABNT/NBR 16071/2012, playgrounds são definidos como: local coberto ou ao ar livre, onde os usuários podem brincar sozinhos ou em grupo, de acordo com as suas próprias regras ou próprias motivações, podendo mudá-las a qualquer momento.

Mas para garantir que todas as crianças tenham o direito a essas atividades, os espaços infantis devem contribuir para a inclusão.

No entanto, é preciso diferenciar. Muitas pessoas acreditam que basta adicionar uma rampa a um parquinho para que ele seja ideal para crianças com deficiências ou dificuldades de locomoção. Contudo, em muitos casos, isso não permite que elas participem ativamente das brincadeiras.

Mas você sabe identificar um playground inclusivo dos demais? Para te auxiliar, preparamos esse conteúdo. Continue a leitura!

playground inclusivo e playground acessível

Primeiramente é preciso diferenciar um playground acessível de um inclusivo, pois não são a mesma coisa! As palavras “inclusão” e “acessibilidade” possuem conotações diferentes e projetos igualmente distintos. 

Playground acessível

Por “acessibilidade”, entende-se que o design do parque é voltado para facilitar o acesso e o uso dos brinquedos por parte das crianças portadoras de deficiência, por exemplo. Nesses casos são utilizadas desde rampas até corrimãos e pisos de borracha.

E essa adaptação é lei desde 2012, quando o PL Nº 11.982/2009 foi sancionado e passou a exigir uma adaptação de, pelo menos, 5% de todos os equipamentos de playground para uso de todas as crianças.

Playground inclusivo

Já um playground inclusivo é um projeto que tem como objetivo proporcionar o divertimento, lazer e aprendizado de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e neurotípica. Dessa forma, é possível viabilizar  uma área de lazer plenamente equipada e que incentiva o bom convívio, respeito e equidade entre todos.

Vale lembrar que crianças com algum tipo de deficiência representam 8,4% da população, cerca de 17 milhões delas, segundo dados de um levantamento do IBGE.

Como saber se realmente é um playground inclusivo?

O playground inclusivo não só facilita o acesso, como também possibilita que todas as crianças brinquem e se divirtam juntas. Esse parquinho é aquele que apresenta em seu espaço brinquedos adaptados para cadeirantes e em alturas menores que o convencional, por exemplo.

Elevadores para cadeirantes, espaços destinados a crianças com autismo e escorregadores e balanços adaptados, são exemplos de brinquedos que estão presentes em um espaço kids inclusivo.

É o caso dos balanços para cadeirantes, que têm 2,50 m de comprimento e possuem rampa para subida de cadeira de rodas e assento para acompanhante. Ele é perfeito para fazer com que um parquinho seja um espaço para todos. A Brubrinq conta com a área para autistas e adaptações nos escorregadores, entre outros.

A Brubrinq trabalha com a missão de proporcionar diversão para todas as crianças, tenham elas alguma limitação física ou mental, ou não. Por isso, desenvolvemos playgrounds pensando no direito ao lazer das crianças e a integração entre elas. Respeitar as diferenças é o nosso compromisso com a sociedade. 

Quer saber mais sobre os nossos produtos e modelos inclusivos? Entre em contato ou acesse a nossa página principal.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades