5 jul

Conheça os principais tipos de playgrounds

Uma das coisas a serem pensadas em um projeto de parque infantil, é qual dos tipos de playgrounds será instalado no local. Afinal, existem diferentes materiais, como madeira, madeira plástica, plástico e ferro. Eles podem ser inclusivos, acessíveis, cobertos ou ao ar livre.

Pode até parecer uma escolha fácil, mas a opção dependerá de vários fatores, como o local de montagem, a faixa etária das crianças e outros aspectos importantes.

Para te auxiliar na decisão, vamos te explicar os diferentes tipos de playgrounds existentes e as características de cada um. Continue a leitura.

Tipos de playgrounds 

Seja de madeira, plástico, madeira plástica, ferro ou aço, inclusivo ou não, você precisa conhecer os tipos de playgrounds para definir qual escolher para seu projeto. Saiba as características de cada um, suas principais vantagens e desvantagens:

Playground de madeira

Os parquinhos de madeira são resistentes, estáveis e seguros em relação à agitação das crianças. Pode receber diferentes formas de acabamento, deixando o espaço mais bonito. Além disso, a madeira não esquenta quando exposta ao calor.

No entanto, a manutenção é mais rigorosa e detalhista, pois, se o parquinho for ao ar livre, estará exposto à umidade, podendo apodrecer ao longo do tempo.

Vale lembrar que a madeira é um elemento vivo! Sendo assim, ela sofre com as mudanças das estações do ano. O material pode inchar com água e umidade, o que contribui para a sua decomposição, bem como para a formação de fungos.

Playground de madeira plástica

A Brubrinq trabalha com playgrounds de Madeira Plástica, que além de ecológicos têm alta durabilidade. 

Esse material é produzido por meio da reciclagem de vários tipos de plástico, que são processados e pigmentados para se chegar ao novo material, sólido com uso idêntico aos da madeira.

A madeira plástica não absorve umidade e não se deteriora com o sol e nem sofre com corrosão, chuva e poeira, sendo ideal tanto para locais fechados como parques ao ar livre. Além do mais, pode ser mantida em contato permanente com o solo, é imune a pragas e não mofa ou cria fungos.

Essa opção é a que melhor atende a todos os tipos de públicos e faixas etárias.

Playground de plástico

Uma grande opção também em custo benefício e praticidade, são os playgrounds de plástico. O ambiente  fica com ar mais moderno e é mais indicado para crianças menores e para os bebês poderem brincar com segurança. A limpeza do modelo de plástico também se destaca em relação a outros materiais, sendo mais fácil e rápida. 

Outra vantagem é ser resistente à umidade e, consequentemente, não sofre com a proliferação de insetos e bactérias e não sofre corrosão.

Os pontos negativos são: ter uma vida útil menor e absorver calor. Portanto, esse modelo é indicado para espaços fechados, podendo ser instalado em ambientes abertos, desde que não fique exposto ao sol.

Playground de ferro ou aço

Entre os tipos de playgrounds, esta opção é uma das mais antigas que existem. Os modelos de ferro ou aço são muito resistentes e têm boa durabilidade desde que haja boa manutenção.

A desvantagem é que absorve muito calor se exposto ao sol, podendo causar queimaduras nas crianças. A manutenção precisa de produtos como tintas e conservantes, que podem prejudicar a saúde das crianças se apresentarem algum teor tóxico.

Playground inclusivo é mais uma opção de tipos de playgrounds

Independentemente dos tipos de playgrounds existentes, o playground inclusivo, assim como o nome diz, é um espaço dedicado para a inserção de todas as crianças, em especial as com deficiência ou mobilidade reduzida, para que elas consigam ter convívio social e possam se divertir da mesma forma que os demais.

É importante saber a diferença entre os inclusivos e acessíveis. Parquinhos inclusivos são adaptados, já os acessíveis apenas facilitam o seu uso.

Ao definir o projeto do parque infantil, pense no público que irá frequentá-lo, para que ninguém fique de fora das brincadeiras por falta de inclusão e acessibilidade.

Nós, da Brubrinq, trabalhamos com playgrounds totalmente inclusivos e somos pioneiros nesse modelo, sendo a primeira empresa no Brasil a garantir uma certificação oficial para playgrounds inclusivos e a instalar um parque totalmente inclusivo.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de playgrounds, suas características e quais são indicados para cada local, saiba mais sobre nossos produtos. Ainda ficou com alguma dúvida em relação aos modelos e a opção dos inclusivos? Entre em contato!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades