Estamos enfrentando problemas com nosso WhatsApp. Se desejar falar conosco, envie seu contato aqui
12 mai

Como montar um parque infantil do zero? Confira as melhores dicas!

Montar um parque infantil do zero pode ser uma tarefa difícil, mas que com certeza valerá muito a pena! A diversão proporcionada garante que um playground seja um grande investimento para sua casa, condomínio ou escola. Além de transformar a área de lazer em um espaço único, as crianças terão um local para aproveitar a infância da melhor forma: brincando!

Para você que está pensando em montar um parque infantil do zero, nós viemos te ajudar. Confira no texto as melhores dicas para criar este espaço incrível onde você quiser.

Boa leitura!

Dicas de como montar um parque infantil 

1. Conheça as normas de segurança

Por ser um local frequentado por crianças, a segurança desse local deve ser prioridade antes de qualquer coisa. As normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas, a ABNT, buscam regulamentar e garantir a segurança dos parquinhos. 

Existem diversas normas ABNT em relação ao uso dos playgrounds, uma delas é a NBR 16071. Essa norma diz respeito à segurança para os equipamentos de playgrounds. Um requisito importante a ser seguido é a altura dos equipamentos.

De acordo com a norma, os equipamentos com possibilidade de queda que possuem a partir de 60 centímetros devem possuir um piso que minimize o risco de lesões. Para os que possuem menos de 60 centímetros essa obrigação se torna apenas uma recomendação.

No dossiê técnico é possível encontrar todas as normas, que abrangem diversos processos envolvendo o parque infantil, como a sua instalação. Se você quiser ler o documento completo, é só clicar aqui.

2. Escolha o local ideal

Depois de conhecer as normas, é preciso escolher o melhor local para seu parque infantil. É difícil dizer qual é o local ideal para um playground, já que é possível montar um parque infantil que se adequa ao seu espaço.

Se o espaço for pequeno, logo a quantidade dos brinquedos será menor. Porém, isso não significa que o seu parque infantil será pior, é possível sim criar um parque mesmo com espaço limitado.

O mais importante é o local ser de fácil acesso para as crianças. Além disso, é preciso que o chão esteja o mais nivelado possível, para que a instalação dos brinquedos seja feita corretamente. 

3. Pesquise as empresas 

Escolher a empresa fornecedora dos brinquedos para seu parque infantil requer muita pesquisa, para não ocorrer arrependimentos. 

Uma dica boa para fazer essa escolha é ter preferência por empresas perto de você. Dessa forma, caso for necessário alguma manutenção inesperada, ela pode ser feita rapidamente. 

O preço é também um grande definidor da escolha da empresa, e o que define isso é o seu orçamento. Porém, é importante lembrar que a qualidade dos equipamentos deve ser prioridade. Como o famoso ditado diz ‘’o barato sai caro’’, ou seja, investir pouco pode no futuro, sair mais caro. 

4. Escolha os melhores brinquedos

Independente da quantidade de brinquedos que irão para o seu parque infantil, é preciso escolher o que mais irá agradar a criançada. 

Alguns exemplos de brinquedos que não podem faltar no playground são o escorregador e o tobogã! A rampa de cordas é outra parte muito importante do playground. Além de, é claro, o clássico dos parquinhos: o balanço.

Espero que esse texto tenha sido útil para você e que você consiga colocar todas as dicas em prática para montar um parque infantil. Se você procura uma empresa especialista em playground, te convidamos a conhecer a Brubrinq, que garante o melhor parquinho para sua casa, condomínio ou escola!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades