22 jul

Como tornar a área recreativa das crianças mais segura?

Quando o assunto é área recreativa, diversão é a palavra-chave para os pequenos. Se deixar, passam horas e horas brincando no espaço dedicado para o entretenimento e distração deles. E isso não é à toa, já que o local é montado para uso exclusivo das crianças. Justamente por esse motivo, o ambiente precisa ser seguro e confiável. E é exatamente sobre esse assunto que vamos abordar hoje: Afinal, como tornar a área recreativa das crianças mais seguras?  

Dicas importantes para deixar a área recreativa mais segura para as crianças  

Quando os pais permitem que as crianças brinquem em uma área recreativa, eles creem estar contando com um espaço que ofereça total segurança a seus filhos. Mesmo que as brincadeiras aconteçam na presença de um adulto, existem algumas medidas que são imprescindíveis para manter o espaço protegido o bastante. 

Se você é responsável por algum playground ou área recreativa, precisa estar atento a determinados detalhes que podem fazer toda a diferença. Separamos algumas dicas que podem ajudar você nessa missão de tornar a área recreativa ainda mais segura. Confira a seguir!

1. Segurança e qualidade em primeiro lugar

A preocupação com a segurança das crianças já começa antes mesmo do projeto ser construído. Ela inicia na escolha da empresa responsável por colocar em prática o projeto da área recreativa. 

Isso porque contar com uma empresa especializada, com uma boa equipe técnica, que entenda do assunto, faz toda a diferença – principalmente para assegurar a qualidade dos produtos escolhidos para fazer parte do ambiente. 

Os materiais dos brinquedos e acessórios da área recreativa devem apresentar qualidade e uma boa durabilidade. A má-qualidade do material do playground pode ocasionar sérios riscos às crianças, problemas como peças frouxas, soltas, parafusos aparentes, farpas, tintas descascando, cantos pontiagudos são alguns dos exemplos. 

2. Localização segura

Essa também é uma dica que deve ser avaliada antes mesmo do projeto ser colocado em ação. A área recreativa precisa ser montada em um espaço que ofereça segurança, longe das ruas, estacionamentos, fluxos de carros, janelas e escadas (em caso de não ser no térreo). O ambiente precisa ser arejado, bem ventilado, além de contar com limpeza frequente de toda a área. 

Todas essas questões devem ser muito bem planejadas e estruturadas antes de montar a área de recreação do condomínio. 

3. Normas ABNT e regras de utilização

Como sempre alertamos em nossos conteúdos, existem normas e protocolos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que foram feitas exclusivamente para melhorar a segurança dos pequenos em áreas recreativas. Algumas dessas normas são:

  • Fazer uma manutenção preventiva regularmente;
  • Apresentar os requisitos básicos de segurança;
  • Garantir a acessibilidade de todos; 
  • O piso da área recreativa deve amortecer quedas e ser antiderrapante;

Além destas medidas, é importante que a área recreativa apresente regras de utilização para manter a ordem e proteção de todas as crianças que façam uso do local. As regras de utilização precisam constar a faixa etária indicada de cada brinquedo, o limite de crianças permitidas no local, o horário de funcionamento do espaço, a necessidade da presença de um adulto como acompanhante, além de outras regras que sejam necessárias de acordo com o condomínio. 

4. Piso adequado para área recreativa

Essa é uma das principais medidas para garantir a segurança das crianças ao brincar em áreas recreativas. A empolgação das brincadeiras, muitas vezes pode acabar em quedas, tombos e isso se tornar muito perigoso quando o piso do ambiente não é o adequado. Por esse motivo, essa é uma das exigências da ABNT, que o piso da área recreativa absorvam impactos. 

Saiba mais informações sobre o assunto no nosso conteúdo em que abordamos como fazer a escolha certa na hora de optar pelo piso para o seu playground: clique aqui.

Os pisos mais indicados são: emborrachados, grama sintética, grama natural. Alternativas que acabam absorvendo fortes impactos em caso de quedas, evitando assim maiores acidentes. 

Depois dessas dicas ficou mais fácil tornar a área recreativa da sua casa ou condomínio mais segura para as crianças brincarem à vontade, não é mesmo?  Para isso, conte com a ajuda de quem entende do assunto. A Brubrinq é uma empresa especializada em playgrounds infantis e está à disposição para te ajudar a garantir a proteção da área recreativa! Entre em contato conosco agora mesmo. 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades