22 nov

Conheça 5 brincadeiras inclusivas

Você sabia que brincar é um direito? Muito além de um passatempo para as crianças, a nossa Constituição Federal diz que brincar é um direito humano de toda criança. Para realizar este feito, as brincadeiras inclusivas são essenciais!

Na hora da brincadeira é importantíssimo que ninguém fique de fora. Por isso, a Brubrinq, apoiadora da brincadeira para todos preparou um texto muito especial. Confira a seguir 5 brincadeiras inclusivas que, além de divertir, ensinam as crianças. 

Boa leitura!

 

5 brincadeiras inclusivas

 

1. Fantasias

Explorar a imaginação das crianças é um dos vários objetivos das brincadeiras. Sejam essas brincadeiras inclusivas ou não, criar um novo mundo imaginário desperta a imaginação. 

Aqui, o importante é entrar com tudo na brincadeira! Separe fantasias variadas, seja de super-heróis, princesas ou profissões, além de outros elementos como máscaras e plumas. Deixe que as crianças escolham e criem as suas próprias histórias. 

Para tornar a brincadeira inclusiva, você como adulto precisa ficar sempre atento e principalmente, incluir todos na brincadeira! Estando sempre à disposição para auxiliar e estimular a inclusão

 

2. Tintas

Mais uma brincadeira feita para estimular a imaginação e a criação! Deixe as crianças abusarem da tinta, pintando em quadros ou até em papéis no chão. Para as crianças com deficiência visual a experiência será interessante para ter contato com a textura das tintas.

No caso de crianças com mobilidade reduzida, é importante sempre ajuda-lá. É possível prender o pincel na mão ou até mesmo guiá-la para ela mesmo criar a sua arte. 

 

3. Circuito

Um circuito é uma junção de diversas brincadeiras em um só lugar! Uma das brincadeiras inclusivas mais divertidas e pode ser feita em qualquer lugar, apenas utilizando coisas que podem ser encontradas em casa.

O circuito é feito de diversas atividades. Por exemplo, a primeira atividade do circuito pode ser fazer um desenho da mão com tinta. Depois de completar a missão, a criança passa para a próxima atividade.

Aqui o essencial é escolher brincadeiras inclusivas, que todos possam realizar com facilidade — ou pelo menos, ter a orientação de um adulto. 

 

4. Jogo da memória

O jogo da memória é perfeito para incluir todos na brincadeira por ser facilmente adaptado. Para crianças com deficiência visual, é possível criar um alto relevo nas cartas utilizando tinta ou utilizando outras texturas como algodão e botões. Se preferir, já existem no mercado cartas adaptadas em braille.

Para crianças com mobilidade reduzida, um responsável pode auxiliar ou melhor ainda, outra criança pode ajudá-la. 

 

5. Brincando no playground

Apesar de não serem tão comuns, ou seja, não são vistos em muitos locais públicos, já existem playgrounds inclusivos. E o mais importante: eles permitem diversas brincadeiras inclusivas.

Os brinquedos de playgrounds inclusivos são adaptados para que todos possam utilizá-los. Por exemplo, são mais baixos que os convencionais e possuem rampas, entre outras adaptações. Nesses playgrounds, a diversão é liberada! 

 

Dicas para tornar as brincadeiras mais inclusivas

Para garantir que as brincadeiras inclusivas realmente incluam todos, algumas dicas são essenciais. A primeira delas é incentivar as crianças a ajudarem outras que possuem algum tipo de dificuldade. Além de sempre interferir quando uma criança está sendo excluída da brincadeira.

Para tornar o espaço mais confortável, o uso de colchonete e tapetes é sempre ótimo. Assim como um piso plano para a circulação de crianças com cadeira de rodas, por exemplo. 

 

E aí, gostou das brincadeiras que te apresentamos? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdos interessantes como este, fique de olho em nossas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades