29 out

Como organizar uma festa de halloween em casa para as crianças?

Fantasias, doces e travessuras – não é à toa que os pequenos adoram comemorar o dia das bruxas: o famoso halloween. A data está se aproximando, justamente por isso hoje vamos falar sobre essa celebração e citar algumas dicas de como organizar uma festa de halloween em casa para as crianças. Confira! 

O que significa a celebração do halloween? 

O halloween tem uma cultura muito forte nos Estados Unidos, no entanto sua origem foi na Irlanda. Realizado no dia 31 de outubro, esse ritual teve início quando os pagãos e os cristãos acreditavam que na noite do dia 31, acontecia uma conexão entre o mundo espiritual e material. 

E como muitos tinham medo dessa possível conexão com os espíritos, eles faziam rituais para se proteger e proteger também suas colheitas. E foi desses rituais que nasceram muitas das principais características do halloween, como a fogueira, as lanternas, o uso de abóboras, os doces ou travessuras. 

O termo halloween tem origem do inglês ‘’All Hallow’s Eve’’ (véspera de todos os santos), pois é comemorado antes do dia 01 de novembro. Com o passar do tempo e com forte influência dos Estado Unidos, o halloween aqui no Brasil começou a ser celebrado como o dia da bruxas.

Principais símbolos do halloween 

Para organizar uma festa de halloween em casa, é interessante conhecer a essência desta celebração, entrar no espírito da comemoração e conhecer melhor sua história e suas características. Alguns dos símbolos do halloween seguem a tradição desde os primórdios, já outros foram sendo criados ao longo dos anos. 

Cores fortes e escuras: as principais cores utilizadas no halloween são o preto e o laranja, já que a data é comemorada no outono, quando as folhas são alaranjadas e os dias são mais escuros. 

Doces ou travessuras: é um ritual em que as crianças se fantasiam e batem de porta em porta pedindo doces ou travessuras – caso elas não recebam doces, elas realizam uma travessura. 

Esqueletos e fantasmas: antigamente, acreditava-se que os espíritos viriam em forma de esqueletos e fantasmas para assombrar as colheitas, por isso essas são as principais fantasias desta celebração. 

Como organizar uma festa de halloween em casa para as crianças?

Agora vamos ao que interessa. Em tempos normais, as escolas se programam para celebrar o dia das bruxas com os pequenos. Mas em época de quarentena, esse ano a comemoração será um pouco diferente. Para dar continuidade a essa cultura e para animar as crianças, que tal fazer uma festa de halloween em casa? Saiba como nas dicas abaixo: 

Decoração

Você pode investir em uma decoração estilo tie dye, que está em alta no momento. Além disso, é importante que as crianças possam participar da criação dela. Crie decorações simples, mas que representam os símbolos do halloween. Você pode montar chapéus de bruxa, desenhos de morcegos e abóboras com cartolinas, utilizar balões, velas, fitas e muito mais.

Fantasias 

Essa é uma das partes preferidas das crianças. Por isso, que tal preparar umas fantasias de halloween para a família toda? Opções criativas é o que não faltam. E o interessante é que muitas delas são simples de fazer, você pode usar a imaginação e produzir as fantasias com os materiais que tiver em casa.

Outro fato legal nessa celebração, é que com o passar do tempo, todas as fantasias foram se tornando válidas. Portanto, pode usar e abusar das maquiagens e dos acessórios. E acredite se quiser, você pode criar fantasias utilizando até papel higiênico ou um lençol. 

Brincadeiras temáticas 

Decoração ok! Fantasias ok! Agora é hora de preparar as brincadeiras temáticas da festa de halloween em casa. Afinal, não tem graça a festa se não há brincadeiras, não é mesmo? Você pode organizar brincadeiras, como, por exemplo: caça ao tesouro; jogo da múmia; morto vivo; desfile de fantasias; sessão de fotos para guardar de recordação; caça aos doces; contar histórias de terror; vale até uma sessão de cinema na sala com um filme temático. 


Com essas dicas ficou mais fácil organizar uma festa de halloween em casa para as crianças. Então… é hora de colocar em prática essas dicas e começar a planejar a celebração do dia 31 de outubro. Se você gostou deste conteúdo, confira muitos outros em nosso site. Clique aqui para conferir mais informações sobre a Brubrinq.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades