As crianças precisam de um espaço para brincar e socializar. Diante disso, é muito importante ter um playground em condomínio para auxiliar nessa tarefa. É um ambiente repleto de benefícios, pois, além de conhecer novas crianças, os pequenos conseguem desenvolver habilidades cognitivas.
Além disso, oferece mais tranquilidade e segurança, tanto para as crianças quanto para os pais. Afinal, os filhos não precisarão sair do condomínio para garantir uma diversão e os brinquedos estarão em uma área comum de onde vivem.
Entretanto, existem alguns tipos de playground em condomínio. Aqui, você irá descobrir quais são os principais modelos de playground e como escolher o ideal para o seu condomínio. Acompanhe a leitura!
Os 4 tipos de playgrounds
Antes de saber qual é o modelo ideal de playground em condomínio, é importante entender quais são os principais tipos de parquinhos. Esse detalhe é fundamental na escolha do projeto. Confira abaixo os principais modelos:
1. Playground de madeira
É um dos tipos de playgrounds mais comuns. Suas principais características são: resistência, estabilidade e segurança. O playground de madeira pode ter diversos formatos de acabamento, ou seja, fabricado de acordo com o gosto do cliente.
Porém, exige uma manutenção mais rigorosa, principalmente porque a madeira pode sofrer danos devido às mudanças de clima durante o ano, sendo que o apodrecimento e a decomposição do material são alguns dos exemplos.
2. Playground de madeira plástica
O playground de madeira plástica tem aparência semelhante ao de madeira tradicional, mas a principal diferença é que o parquinho é feito a partir da reciclagem de resíduos plásticos e fibras naturais. Assim, a matéria-prima recebe pigmentação para assemelhar-se à madeira.
Além de ser ecológico e sustentável, esse tipo de playground apresenta alta durabilidade e resistência ao sol, a chuva e a umidade. Com isso, os brinquedos garantem mais vida útil e geram menos custos de manutenção.
É opção que atende perfeitamente as crianças de todas as faixas etárias, a qual pode ser inserida em vários locais, incluindo o condomínio.
3. Playground de plástico
É uma boa opção de custo-benefício. O playground de plástico também apresenta facilidade e rapidez na limpeza. Outra vantagem é a resistência à umidade, o que dificulta o surgimento de bactérias e proliferação de insetos.
Por outro lado, possui as desvantagens de ter uma vida útil curta e alta absorção de calor, o qual não é indicado para ambientes abertos com exposição solar.
4. Playground de ferro ou aço
O playground de ferro ou aço é resistente e conta com uma ótima durabilidade. É a opção mais clássica de parquinho.
Mas, devido ao seu material, absorve muito calor e, consequentemente, pode causar queimaduras nas crianças. Outro ponto é que exige mais manutenção, comparada às outras opções citadas.
Qual é o modelo ideal de playground em condomínio?
Existe uma variedade de opções de parquinhos infantis, mas, sem dúvida, os brinquedos com estrutura de madeira plástica são os melhores.
Com isso, um playground em condomínio com esse material oferece mais segurança às crianças, não exige muita manutenção e tem alta durabilidade.
Você consegue solicitar um modelo de playground sob medida, inclusivo e com diversas opções de brinquedos, desde escorregador, balanço, casinha, entre outros.
E, então, tem interesse em saber mais sobre o playground de madeira plástica e criar um projeto personalizado para o seu condomínio? A Brubrinq pode te ajudar! Solicite um orçamento agora mesmo!