1 fev

Playground para condomínio: como ter um?

A ausência de um playground para condomínio pode resultar em uma série de debates e conflitos entre os moradores do prédio, uma vez que os pequenos moradores não contam com um espaço de lazer dedicado para eles, acabam sendo obrigados a ocupar as áreas comuns dos prédios para fazer sua própria diversão — causando incômodos aos demais residentes.

Nestes casos, é interessante que os pais dessas crianças se organizem para encontrar uma solução para seus pequenos. Afinal, é preciso que todos entrem em acordo de que a paz e o silêncio do condomínio deve ser respeitada, ao mesmo passo que a infância das crianças seja respeitada e estimulada.

Como solução, sugerir a uma obra para instalar um playground para condomínio é sem dúvida o melhor dos dois mundos — enquanto as crianças ganham um espaço específico e muito bem equipado para suas brincadeiras, os demais moradores podem resumir suas rotinas com tranquilidade.

Mas como esses pais podem traçar um plano de ação? Como conversar com o(a) síndico(a) sobre o assunto? Se aprovada a ideia, como escolher o playground para condomínio ideal? 

Foi pensando em responder essas perguntas que nós da Brubrinq elaboramos o texto a seguir, no qual traçamos uma série de considerações que devem ser mantidas em mente para aqueles que desejam ter um playground em seu condomínio

 

Se interessou pelo tema? Então acompanhe conosco!

 

Boa leitura!

 

Os primeiros passos: analisando o espaço do condomínio

Antes de considerar uma nova obra para o condomínio, é preciso que os moradores analisem alguns aspectos das condições materiais do mesmo. Dentre eles, ressaltamos os seguintes: 

 

  • Já existe uma área de lazer infantil no prédio? Qual seu estado? Será que não vale mais a pena investir em um projeto de revitalização ao invés de uma obra que começa do zero?
  • Há fundos no orçamento do condomínio para financiar a obra? Existem outros projetos de maior prioridade para o condomínio e para os moradores?
  • O espaço do prédio tem uma infraestrutura capaz de acomodar um playground para condomínio? Se não houver, existe alguma área comum que esteja em desuso e possa ser reaproveitada para acomodar uma área de lazer para os pequenos?

 

Todas estas perguntas irão ajudar na organização de uma proposta bem elaborada, concreta e contundente, que poderá ser apresentada ao/a síndico(a) e consequentemente ser melhor aceita.

 

Fase orçamentária: renovar ou construir?

Nós da Brubrinq já escrevemos um artigo completo sobre as principais variáveis que devem ser levadas em consideração na hora de fazer um orçamento de playground, mas aproveitamos para chamar atenção para a decisão de renovar ou construir um novo playground para condomínio.

Em geral, a reforma ou manutenção de parques e playgrounds tendem a limitar a variedade de brinquedos, estruturas e a criatividade dos projetistas, já que a tendência é que trabalhem com estruturas já pré-estabelecidas naquela área comum. 

Entretanto, nada impede que algumas das estruturas originais sejam reaproveitadas no novo projeto, ou até mesmo removidas por completo, dando espaço para uma nova era de desenvolvimento infantil. 

Uma reforma completa também oferece uma oportunidade de deixar o playground muito mais inclusivo, com a adição de brinquedos com designs projetados especificamente para crianças com diferentes tipos e graus de deficiência, garantindo diversão e segurança para todos os pequenos.

 

Escolhendo os brinquedos

Apesar de parecer uma tarefa trivial, fazer a escolha de quais brinquedos serão incorporados no playground é mais complicado do que parece. São inúmeras as características dos equipamentos que devem ser levadas em consideração, como os tipos materiais usados, tipos de tinta, grau de segurança, porte dos brinquedos, qualidade dos mesmos, etc.

E sem mencionar na análise populacional do condomínio, isto é, verificar qual a idade média das crianças que moram no condomínio a fim de escolher brinquedos adequados para esta faixa etária, levantamento este que contribui para a segurança dos pequenos e ajuda no controle orçamentário da obra.

E o mais importante: converse com as crianças! Pode parecer bobagem, mas as crianças desenvolvem gostos e preferências — e por consequência, um senso crítico — desde cedo, e podem ajudar na hora de apontar quais brinquedos são mais divertidos e estimulantes em suas brincadeiras. 

Esperamos ter ajudado no seu processo de construção ou renovação de playground para condomínio, e te convidamos a acessar nosso site para conferir nossos conteúdos e nossa linha de produtos, que serão úteis ao longo desse processo de criação de um espaço digno da imaginação das crianças.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades