16 dez

Por que é importante ter um playground inclusivo?

Um playground inclusivo garante que todas as crianças irão brincar e se divertir, afinal é brincando que os pequenos desenvolvem diversos sentidos e sentimentos, principalmente no despertar da imaginação, criatividade, curiosidade e respeito ao próximo. E, nessas questões, o playground colabora e muito. No entanto, quando pensamos em parquinho infantil um quesito ainda é pouco abordado: o playground inclusivo. 

O playground inclusivo, assim como o nome diz, é um espaço dedicado para a inserção de todas as crianças, em especial as com deficiência ou mobilidade reduzida, para que elas consigam ter convívio social e possam se divertir da mesma maneira que os demais. 

Vale destacar que o lazer e bem-estar é direito estabelecido em lei, de acordo com a Constituição Federal de 1988. Por isso, em 2009, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania o projeto de lei nº11.982 que tornou as adaptações nos parquinhos infantis obrigatórias, sejam eles em ambientes públicos ou privados. 

Para que você entenda melhor a importância de ter um playground inclusivo, com brinquedos adaptados, nós da Brubrinq preparamos esse conteúdo. Vamos explicar os benefícios que o parquinho inclusivo traz para as crianças como um todo. Acompanhe! 

Destaque: Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 6,7% da população apresenta alguma limitação. A partir desse índice é possível questionar quantas crianças com necessidades especiais fazem parte desta estatística e não contam com um ambiente adequado para seu desenvolvimento e integração social. Ter um playground inclusivo significa oportunizar para essas crianças um futuro melhor, ajudando no progresso físico e mental.

Benefícios do playground inclusivo 

Integração entre as crianças 

O primeiro benefício com a inserção do playground inclusivo nos espaços públicos e privados é a melhora na integração entre as crianças. Nesse sentido, o parquinho estimula o respeito com as diferenças, a ser solidário, fortalecer amizades e, além disso, contribui para o crescimento de uma criança feliz. 

Ajuda na prática de exercícios para estimulação 

Os brinquedos do playground inclusivo são diversificados, portanto não é somente no lazer que eles colaboram, mas também no auxílio às atividades para estimulação das crianças com mobilidade reduzida ou outra deficiência. 

A partir dos brinquedos adaptados como gangorra, rampas, balanço e gira-gira com acessibilidade para cadeirantes, por exemplo, é possível realizar o trabalho para desenvolvimento motor, de estímulo à musculatura, ossos e psicológico dos pequenos durante as etapas do seu tratamento. 

Tornar um playground inclusivo requer também preparar o ambiente como um todo para receber as crianças, sejam elas com deficiência ou não. Para isso, o piso deve ser o adequado – de preferência borracha ou grama sintética – para que não haja risco de queda; instalar corrimão para a melhor locomoção de crianças que utilizam muleta; e acrescentar as placas de orientação à segurança. 

Playground inclusivo deve oferecer proteção 

O playground inclusivo, assim como o tradicional, deve seguir todas as regras de fabricação e instalação conforme as normas da ABNT. Assim, as crianças podem brincar com todo conforto, segurança e ao mesmo tempo garantir a tranquilidade dos pais contra qualquer incidente. 

Agora que você já sabe o diferencial de incluir um playground inclusivo, que tal conhecer os produtos da Brubrinq? Entre no nosso site e saiba mais informações. Para mais conteúdos como esse, siga nas nossas redes sociais, no Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades