ambiente escolar

4 sinais de que é hora de ter um playground no ambiente escolar

Além das salas de aula, o ambiente escolar também é um espaço de recreação para estimular o desenvolvimento das crianças. Muitos profissionais e instituições têm dúvidas de como aprimorar as metodologias de ensino e aplicar novas técnicas. Nesse sentido, o playground é um forte aliado nessa tarefa.

Os estímulos ao convívio e interação, fortalecimento muscular e aprimoramento de habilidades motoras são alguns dos benefícios que um parquinho oferece aos pequenos. 

Outro ponto é que o playground pode ser um fator muito interessante para que mães e pais matriculem seus filhos na escola. 

Pensando nisso, separamos 4 sinais que mostram que chegou a hora de investir em um playground no ambiente escolar. Confira a seguir!

1. Pouca variedade de brincadeiras

Você percebe que as crianças estão sempre correndo, pulando corda ou fazendo brincadeiras repetitivas? Se sim, tudo isso é um sinal que não há muita variedade de diversão aos alunos.

Um playground dentro do ambiente escolar oferece diversas opções de recreação. É possível ter um espaço completo, desde balanços, escorregadores, rampas, casinhas, parede de escalada e entre outros. 

Os diferentes tipos de brinquedos fortalecem a estrutura e o condicionamento físico dos pequenos.

2. Baixo contato com a natureza no ambiente escolar

Muitas crianças não possuem contato com a natureza. Com o aumento do uso de aparelhos tecnológicos, como celulares e tablets, muitas delas “esquecem” do mundo a fora e preferem assistir desenhos em uma tela. 

Para mudar esse cenário, o ambiente escolar deve estimular o contato dos alunos com a natureza. Uma boa ideia é inserir os playgrounds em espaços verdes da escola, facilitando a aproximação de árvores, plantas e flores.

Ao fazer isso, as crianças saberão da importância da preservação do meio ambiente, vida sustentável e consciência ecológica. 

O ambiente escolar deve estimular o contato dos alunos com a natureza.

3. Falta de espaços inclusivos no ambiente escolar

As crianças que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida têm dificuldades no convívio social. Porém, se você é proprietário ou diretor de um ambiente escolar, é o seu dever buscar opções de diversão para elas.

O playground inclusivo, por exemplo, ajuda na inserção desses pequenos e estimula a interação com outras crianças. Além disso, os parquinhos são adaptados para facilitar o uso sem haver qualquer tipo de perigo. 

4. Queda do rendimento na sala de aula

Esse é outro sinal que está na hora de ter um playground na sua escola. Quando há muitas reclamações de professores sobre alunos, seja por notas baixas, comportamento inadequado ou até mesmo pouca participação das crianças, é porque algo está errado. 

Você já parou para pensar que elas precisam de mais estímulos no ambiente escolar? O fato é que ao brincar, os pequenos se sentem mais dispostos a fazer suas atividades na sala de aula. 

Os brinquedos em parquinhos ajudam nisso. É no playground que, além da diversão, as crianças ganham novos aprendizados, muita das vezes de forma inconsciente. Ajuda a torná-las mais organizadas, criativas e reflexivas. 

Faz sentido algum desses sinais para você? Se a resposta for positiva, saiba que está na hora de conhecer os produtos da Brubrinq. Trabalhamos com diversos playgrounds personalizados e inclusivos. É uma oportunidade para você modernizar a sua escola e ajudar no desenvolvimento das crianças. 

Quer receber mais informações? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *