21 jul

A importância da inclusão da criança com deficiência nas brincadeiras

No Brasil, a criança com deficiência representa mais de 8%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas crianças fazem parte do convívio social e a interação, lazer e acesso às brincadeiras não deveriam ser limitadas para elas.

Brincar é a melhor forma de inclusão, pois proporciona a integração entre diferentes crianças, além do desenvolvimento de habilidades importantes. As brincadeiras levam os pequenos a mergulhar no espaço imaginário, fazendo com que a fantasia conduza a outras experiências sensoriais que compensam outras limitações.

Por isso, hoje, nós da Brubrinq, vamos abordar a importância de incluir a criança com deficiência nas brincadeiras do playground. Continue a leitura!

A importância do brincar

Aqui no blog já ressaltamos diversas vezes os benefícios que as brincadeiras proporcionam para as crianças no desenvolvimento infantil, e a importância de incluir todos nessas atividades, independentemente de suas diferenças.

O ato de brincar é algo natural na infância, pois além de preparar para  vida, contribui para a construção das relações pessoais, daí então, são necessárias medidas para que haja respeito à diversidade e inclusão nos espaços públicos e privados.

Segundo os estudos de Piaget e Vigostsky, ícones das pesquisas de desenvolvimento psicológico da criança durante o início do século XX, brincar possui grande importância e contribui para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos indivíduos.

Nos momentos de diversão nos parquinhos infantis, ao interagirem com brinquedos diversos, as crianças descobrem maneiras de brincar e conciliam a realidade já conhecida com o mundo imaginário.

São necessárias políticas inclusivas que proporcionem atividades lúdicas e de lazer para a criança com deficiência, e isso inclui adaptar ambientes de recreação infantil para que possam receber pessoas com dificuldades motoras, de visão, audição, entre outras.

Playgrounds inclusivos para criança com deficiência 

Diferentes dos acessíveis, que só facilitam o acesso, os playground inclusivos têm como objetivo proporcionar o divertimento, lazer e aprendizado de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e neurotípica. 

Nesse espaço, é possível viabilizar  uma área de lazer plenamente equipada e que incentiva o bom convívio, respeito e equidade entre todos.

É importante lembrar a diferença entre os inclusivos e acessíveis. Parquinhos inclusivos são adaptados, já os acessíveis apenas facilitam o seu uso. 

Brinquedos no playground para a criança com deficiência

Muito além de rampas e corrimãos, playgrounds inclusivos contam com brinquedos específicos, para garantir o acesso a todos. Elevadores para cadeirantes, espaços destinados a crianças com autismo e escorregadores e balanços adaptados são alguns exemplos.

Os momentos de recreação em ambientes infantis contribuem para que as crianças aprendam a conviver com o outro, respeitando as diferenças. Além disso, essas atividades fortalecem vínculos afetivos, respeito de regras e incorporam valores de acessibilidade, fazendo com que a inclusão seja naturalmente parte da rotina diária, ou seja, o brincar é coisa séria na infância!

Nossa missão é proporcionar espaços em que todos possam se divertir. Por isso, desenvolvemos playgrounds inclusivos pensando no direito ao lazer e no respeito da diversidade.

Quer conhecer os nossos produtos e modelos inclusivos? Entre em contato ou acesse nossa página de playgrounds instalados.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades