8 ago

5 brinquedos que não deveriam fazer parte de um parque infantil

Espaços de lazer como um parque infantil são excelentes ambientes para que as crianças possam ter momentos de diversão e estímulos importantes para o seu desenvolvimento, além de gerar boas recordações da infância. Esses locais podem ser pracinhas, parques, playgrounds ou uma área kids.

Mas você sabe como é um parque infantil adequado? Sabia que existem alguns brinquedos que não deveriam fazer parte dele? No artigo de hoje, listamos 5 deles. Confira!

Quais brinquedos não devem estar no parque infantil? 

Para saber se de fato o parquinho é um local adequado para a criança, preste atenção nesses brinquedos que não devem estar nele:

1. Brinquedos do parque infantil sem proteção 

Antes de qualquer coisa, é essencial verificar se o local possui segurança. Um ponto muito importante é em relação às grades de proteção. Imagine um parque infantil em uma praça pública, ao redor de um trânsito movimentado, sem estar cercado.

O ideal é que o espaço ainda conte com algum tipo de rede de contenção nos brinquedos mais altos, pois essa proteção evita possíveis quedas.

2. Que não seguem as normas técnicas

Para que um parque infantil esteja de acordo com as normas do setor, deve seguir orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que recomenda alguns cuidados em relação à estrutura e aos brinquedos, entre elas:

– O piso deve ser nivelado e resistente ao amortecimento de impactos, como areia, grama e revestimentos emborrachados;

– Os equipamentos devem  passar pelas devidas manutenções, como a lubrificação das peças ou soldagem, quando necessário.

– As áreas que apresentarem desgaste ou defeitos, devem ser imediatamente substituídas;  – Defeitos na pintura devem ser corrigidos e parafusos, ligamentos, presilhas e fechos soltos, devem ser repostos;

– Porcas e fechos dos brinquedos devem estar bem apertados.

Equipamentos que não seguem as normas técnicas não devem fazer parte do espaço.

No caso de playgrounds, o equipamento precisa ser certificado por laboratório acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), – não é obrigatória essa certificação – para garantir a segurança e a conformidade com a norma ABNT 16071-2021 INNAC e uma empresa acreditada do Inmetro para emitir os certificados, atualmente utilizamos o IQB Instituto da qualidade do brinquedo.

Um parque infantil deve estar de acordo com as normas do setor.

3. Brinquedos com parafusos ou encaixe soltos

Sejam os equipamentos feitos de madeira, ferro ou plástico, preste atenção nos parafusos e encaixes. Afinal, mesmo que eles estejam ali, se estiverem soltos ou frouxos, vão prejudicar a estabilidade dos brinquedos, colocando em risco quem frequenta o local.

Além disso, podem causar ferimentos leves ou sérios, ou, até, prenderem as roupas das crianças nesses parafusos.

4. Que estão sem vistoria técnica por mais de 6 meses

A recomendação da ABNT, é que seja feita uma inspeção diária em todos os parques infantis. Pois, só assim, a segurança será de fato garantida e pequenos reparos podem ser realizados rapidamente.

Além dessas inspeções, o responsável pelo local deve providenciar uma vistoria técnica a cada 6 meses, para verificar todas as estruturas. E, por fim, no mínimo uma vez por ano, uma vistoria técnica deve ser realizada, onde, além das estruturas, é necessário observar todos os requisitos de segurança contidos na norma.

5. Sem acessibilidade

O Decreto Federal 5.296/2004 regulamenta as seguintes leis:  10.048/2000 e 10.098/2000. Ambas dispõem sobre a necessidade de certos espaços terem acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. 

Além do decreto, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, do governo federal, aprovou o projeto de Lei nº 11.982/2009, que tornam obrigatórias as adaptações em parques de diversões. 

Todos os parques construídos ou reformados, a partir de 2012, devem atender à lei da acessibilidade. Pelos menos 5% dos brinquedos contidos nesses espaços devem ser adaptados.

Além de serem acessíveis, esses locais devem evitar qualquer barreira que limite ou impeça o seu uso por pessoas com necessidades especiais. É importante deixar clara a diferença entre acessibilidade e inclusão. 

Parquinhos inclusivos são adaptados para crianças com diferentes tipos de deficiência, já os acessíveis apenas facilitam o seu acesso ao local, contendo rampas e corrimãos, por exemplo.

A Brubrinq trabalha com playgrounds inclusivos, para que todos possam se divertir, independentemente de suas características, de forma segura e obedecendo as normas. Somos a primeira empresa no Brasil a garantir uma certificação oficial para playgrounds inclusivos. Nossos produtos são planejados com a segurança que as crianças merecem.

Momentos de diversão em um parque infantil proporcionam benefícios e contribuem para o desenvolvimento infantil. Mas para que a criança possa aproveitar, sem correr nenhum risco, o local deve ser seguro, sem conter equipamentos com as características aqui mencionadas. 

Todos os nossos playgrounds seguem as orientações de segurança e todas as normas exigidas para a categoria, além de serem inclusivos. Quer saber? Acesse nossa página de produtos e saiba quem somos.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades