23 mai

Piso para playground: descubra qual o mais utilizado

Para que um playground seja proveitoso para as crianças, garantindo que os momentos no ambiente sejam apenas de alegria e diversão, além de escolher brinquedos adequados e um local apropriado, é preciso ter atenção com outros itens de segurança, como escolher o piso para playground ideal.

Os playgrounds são ambientes onde as crianças passam boa parte do tempo brincando quando estão em escolas, parques ou no próprio condomínio. Por isso, um piso para playground que garanta a segurança para que acidentes não ocorram, que não absorva muito calor e diminua o impacto, é muito importante.

Existem, inclusive, normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) dedicadas ao tipo de revestimento a ser usado em playgrounds para assegurar a segurança das crianças no local. Mas você sabe qual é o piso mais usado e por quê?

Pensando em auxiliar na escolha correta do piso para playground, nós, da Brubrinq, listamos os modelos mais utilizados e suas principais características. Confira!

Piso emborrachado 

Esse é o modelo mais conhecido e encontrado no mercado. O material é muito indicado para playgrounds instalados em escolas, clubes e condomínios, pois é antiderrapante e garante a segurança dos pequenos em caso de quedas. 

Outra vantagem é que sua manutenção é fácil e rápida, apenas com a troca do piso emborrachado danificado por outro novo, não necessitando interditar o local por muito tempo para troca.

Grama Sintética

O piso de grama sintética ainda é uma opção bem usual. Um dos motivos, é a maior durabilidade em relação à exposição do sol e da chuva, por exemplo. Outro ponto é a questão estética que proporciona ao local. Além disso, a segurança que eles garantem contra quedas das crianças é, também, um dos aspectos mais relevantes para a escolha. 

Grama Natural

Você provavelmente já deve ter reparado que em muitas praças e outros locais públicos, o playground é construído em cima do gramado natural. Embora seja uma opção bonita e agradável, esse tipo de revestimento não amortece quedas. Além do mais, é cheio de imperfeições e, por isso, não é tão indicado, já que as irregularidades podem resultar em acidentes.

Areia ou Serragem

Alguns locais ainda adotam areia ou saibro, bem como de serragem como piso para playground. Essas opções não são tão seguras, pois não amortecem o impacto. Isso, sem contar que a serragem pode conter lascas de madeira maiores. Se alguma criança cair sobre elas, pode se machucar.

Piso de EVA

O EVA, é um material feito a partir de uma mistura entre etil, vinil e acetato. É resistente, durável e versátil. Esse modelo tem capacidade de absorção de impactos, isso faz com que os pequenos possam brincar de maneira mais confortável e segura.

Apesar de o EVA também estar sujeito a estragar, é muito mais fácil e barato trocar uma placa sobreposta do que um piso original. Além disso, é um material atóxico e antiabrasivo – por ser um material atóxico, quando higienizado corretamente, não provoca reações alérgicas ou dermatite.

Fatores importantes para a escolha do piso para playground

Alguns fatores são relevantes e devem ser levados em consideração na hora da escolha do piso. Confira os 3 principais:

1. Permeabilidade

Se o playground for ao ar livre, e o piso não for permeável, a água da chuva pode se acumular sobre a superfície. O resultado é um local molhado ou até mesmo com a formação de poças d’água.

2. Resistência a intempéries

Além de ser permeável, o revestimento externo deve ser resistente à ação da chuva, garantindo segurança e durabilidade, mesmo com a umidade frequente. Outro fator essencial é a resistência do material à ação dos raios solares, grandes diferenças de temperatura e outras condições climáticas. 

3. Instalação direta no solo

Algumas empresas realizam a instalação de forma mais superficial do piso externo. Outras, fazem apenas a instalação diretamente no concreto ou asfalto, o que nem sempre é a alternativa ideal. 

Piso para playground externo deve oferecer boa fixação ao solo, garantindo assim permeabilidade, aderência e, consequentemente, mais segurança para as crianças que irão frequentar o espaço. 

Com todas essas informações, ficou mais fácil saber as opções de piso para playground? Não esqueça de aliar a boa escolha do revestimento com a qualidade do projeto como um todo. Escolha um fornecedor de confiança. A Brubrinq trabalha com materiais de alto nível e que garantem segurança para os pequenos. Acesse nosso site e saiba mais ou solicite um orçamento.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades