1 fev

5 dicas para um piquenique no parquinho

Em pleno período de férias e com as praias cada vez mais lotadas, muitas famílias buscam alternativas para passar um fim de semana maravilhoso aproveitando a companhia de seus entes queridos. E um piquenique no parquinho nunca foi uma escolha errada!

Tendo passado tanto tempo sem poderem sair de casa, a maioria das crianças anseiam por voltar a ter contato com o mundo. Respirar o ar puro de parques, ouvir o som das ondas quebrando na margem da praia, ver animais silvestres… O contato com a natureza é um aspecto vital na formação de qualquer criança.

E ainda mais agora com o ritmo de vacinação se acelerando entre os pequenos, muitos pais sentem-se mais tranquilos em sair com seus filhos e filhas para fazer um piquenique no parquinho, que possibilita um desenvolvimento infantil inigualável, quando consideramos que são um momento em que as crianças estão livres para explorar e interagir com o mundo.

Mas em tempos tão atípicos como os nossos, até a elaboração de um simples piquenique no parquinho requer um planejamento mais robusto de forma a garantir a segurança, saúde e divertimento de todos.

Pensando nisso, nós da Brubrinq elaboramos o texto abaixo, dando 5 dicas infalíveis para que o seu piquenique no parquinho seja o mais seguro e memorável possível! 

 

Boa leitura!

 

1) Escolhendo o parquinho ideal

Antes mesmo de iniciar a lista de compras e o planejamento geral para o piquenique, escolher o local ideal para passar o dia com as crianças é essencial para decidir exatamente os itens que serão necessários ao longo do dia — desde alimentos até protetor solar.

Naturalmente, falamos aqui de espaços ao ar livre que tenham uma estrutura para o divertimento das crianças, como parquinhos e playgrounds, uma vez que são ótimos para estimular a criatividade dos pequenos e contribuir para uma maior interação social entre eles — com o uso de máscaras, é claro.

Dito isso, é interessante que a família decida qual local se alinha melhor com a disposição de todos. 

Se as crianças quiserem um maior contato com animais e a natureza, o Parque do Córrego Grande é uma excelente opção, contando com diversas espécies de fauna e flora, um parquinho de estrutura ampla e robusta, e ainda mesas de madeira ideais para acomodar a comilança!

 

2) Levando itens que condizem com o local

Por conseguinte, o planejamento deve contemplar todos os itens necessários para que a família possa aproveitar o seu piquenique no parquinho da melhor forma possível, levando sempre em conta a estrutura do ambiente em que ele será realizado.

Independentemente de que tipo de área ao ar livre a família acabe optando, o uso de protetor solar é sempre recomendado, bem como a aplicação de álcool em gel nas mãos das crianças, tanto antes quanto depois de usarem os brinquedos do parquinho.

Caso o local escolhido não ofereça mesas para o piquenique, certifiquem-se de que uma toalha longa e grossa seja levada para acomodar a todos.

E lembrem-se que os bebedouros foram interditados na maioria dos parques públicos, então levem um estoque abundante de água para se manterem hidratados, de preferência em garrafas térmicas para preservar a sua temperatura e ter maior refrescância no calor florianopolitano.

 

3) Acertando o cardápio

Chegamos no âmago de qualquer piquenique: a comida! E por mais simples que a tarefa de montar um menu possa parecer, é justamente a variedade de opções que deixa a maioria dos pais indeciso — especialmente quando seus filhos e filhas têm restrições alimentares.

Nesse sentido, elaborar um cardápio flexível e inclusivo é sempre uma boa pedida, contemplando opções de bolos e pães sem glúten, laticínios sem lactose, optando por sucos naturais e refrescantes, enfim, as opções são muitas. 

Em caso de amiguinhos serem convidados, é interessante que os pais conversem entre si acerca de possíveis alergias, intolerâncias alimentares e desgostos que cada um dos pequenos tem com certos alimentos, que não deixa de ser uma medida de segurança para a criançada.

 

4) Reforçando a segurança

Por mais infeliz que seja, nossa conjuntura ainda é uma pandemia. Ainda que os parquinhos e playgrounds ao ar livre proporcionam uma maior segurança contra a proliferação da Covid-19, as medidas de proteção ainda devem ser acatadas de forma rígida e responsável.

Assim, da mesma forma que as crianças devem usar protetor solar para se protegerem do Sol, devem usar máscaras durante as brincadeiras e fazer um uso constante de álcool em gel — especialmente em um piquenique no parquinho, onde as crianças estarão em fluxo constante entre os brinquedos e o local de lanche.

 

5) Optando por espaços com brinquedos inclusivos

E chegando na nossa última dica, recomendamos aos pais que busquem realizar um piquenique em um parquinho inclusivo

Apesar dessa modalidade de parquinho não ser, infelizmente, tão difundida no Brasil, desde 2016 começamos a ver alguns esforços por parte da prefeitura para instalar brinquedos específicos para crianças com tipos e graus variados de deficiência.

A Praça da Beira-mar Continental, por exemplo, inaugurou sua estrutura com um balanço e gira-gira adaptados para crianças cadeirantes, as quais fazem uso exclusivo desse brinquedo. 

Por extensão, parquinhos inclusivos criam um ambiente muito mais heterogêneo e que possibilita às crianças a compreenderem e abraçarem a diversidade como algo belo, ao mesmo passo que compreendem o mundo, e as pessoas que nele vivem.

Essa ação da Prefeitura de Florianópolis traz um direcionamento claro daquilo que deve ser priorizado nas obras de áreas de lazer públicas: a inclusão social e equidade de condições. 

 

Optar por brinquedos padronizados acaba saindo mais barato para as prefeituras, mas sai muito mais caro para a saúde mental das crianças que são estigmatizadas socialmente por apresentarem características e condições completamente normais, e investir na igualdade de condições para o desenvolvimento infantil e o direito à infância é uma missão de todos nós.

Gostou das dicas para fazer um piquenique no parquinho inesquecível? Pretende colocá-las em prática? Bem, se gostou do conteúdo apresentado e quer conferir mais das nossas produções, não deixe de acessar o blog da Brubrinq e seguir nossos perfis no Facebook e Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades