11 abr

Como combater o bullying e a violência nas escolas com a inclusão?

A palavra bullying tem origem na língua inglesa, no verbo “to bully”, que significa ameaçar, agredir ou intimidar uma pessoa indefesa. A ação pode estar relacionada a vários tipos de agressão dependendo de como são praticadas.  Combater o bullying e a violência é um desafio tanto para as escolas como para a sociedade de um modo geral.

O bullying pode ser classificado como: físico, verbal, material, sexual, familiar, psicológico, moral, social, preconceituoso e ciberbullying. 

Esse tipo de violência é realizada de maneira intencional e recorrente, e geralmente resulta em danos físicos e psicológicos nas vítimas.  No contexto educacional, o bullying causa dificuldades de aprendizagem, de concentração e insegurança, além de intensificar a evasão escolar. 

No dia 7 de Abril foi comemorado o Dia Nacional do combate ao Bullying e à Violência na Escola, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas causados e estimular a reflexão sobre o assunto. Saiba mais sobre o tema.

As principais causas de bullying nas escolas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma pesquisa sobre a saúde dos estudantes brasileiros. O resultado mostrou que a aparência física é um dos principais motivos de bullying. 

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE, apontou que a metade dos alunos entrevistados (46,6%) diz que já sofreu algum tipo de bullying e se sentiu humilhada por colegas da escola. O estudo contou com mais de 2 milhões de estudantes e indica ainda, que 7,4% desses alunos, o que equivale a 195 mil docentes, disseram que essa humilhação acontece com frequência. 

Entre os principais motivos das intimidações estão questões relacionadas à imagem ou aparência corporal e do rosto, raça ou cor, orientação sexual, limitações físicas, religião e região de origem. 

Estratégias para combater o bullying

Existem medidas de prevenção e intervenção para combater o bullying e a violência no ambiente escolar. A conscientização dos alunos e da família a respeito do assunto, deixando claro que é uma prática negativa, imoral e que, caso ocorra, terá suas devidas penalizações é muito importante, pois muitos estudantes não sabem da gravidade do bullying e que existe uma lei cujo objetivo é a criminalização dessa violência.

As instituições de ensino devem priorizar o desenvolvimento socioemocional dos alunos e também investir na formação e capacitação do corpo docente em relação a essa prática.

A consciência dos malefícios ocasionados pelo bullying gera empatia e tolerância, transformando positivamente a convivência social.

A importância da inclusão nas escolas

Uma das formas mais eficazes de combater o bullying é através da inclusão. O principal benefício dos ambientes inclusivos nas escolas é garantir acolhimento e possibilitar que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos, entre eles a educação desde o ensino base até o ensino médio, independentemente da classe social, condição psicológica ou física.

Qualquer instituição educacional brasileira, seja pública ou privada, tem a obrigatoriedade de acolher e incluir crianças com necessidades especiais, oferecendo um atendimento especial, conhecido como Educação Especial ou Educação Inclusiva. Recusar a matrícula de crianças com deficiência é considerado crime, com pena de 2 a 5 anos e multa.

Segundo a Constituição Brasileira, é dever do Estado disponibilizar e garantir o atendimento educacional especializado a pessoas com deficiência. Também é necessário que as escolas possam auxiliar de maneira efetiva todos os alunos com algum tipo de necessidade especial.

Ambientes de lazer inclusivos nas escolas

Incluir nos espaços recreativos escolares ambientes inclusivos é de extrema importância para combater o bullying e a violência. Cada vez mais, as instituições têm modificado suas estruturas para dar acessibilidade e qualidade de vida para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Investir em playgrounds acessíveis garante que todas as crianças, independentemente de suas necessidades e particularidades, estejam incluídas nos momentos de lazer escolares. Dessa forma, todos os alunos podem conviver juntos e interagir, conhecendo e respeitando suas diferenças, evitando assim a discriminação.

Essas medidas inclusivas podem ser adotadas também em clubes e condomínios, lembrando que permitir a inclusão é papel de toda a sociedade. Para ser acessível, os ambientes de lazer das diferentes instituições devem passar por reformas para atender às necessidades de todos e quando necessário receber equipamentos específicos que cumpram esse papel, garantindo a autonomia das pessoas com deficiência.

Combater o bullying e a violência nas escolas pode ser desafiador, mas com medidas de inclusão, é possível manter um ambiente saudável e de respeito mútuo entre as crianças. É importante permitir que todos possam socializar e se divertir juntos, sem excluir ninguém.

Para garantir a acessibilidade nos parquinhos escolares, a Brubrinq trabalha com playgrounds inclusivos. Conheça alguns modelos e solicite um orçamento. Garanta que o ambiente da sua escola seja acessível a todos.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades