29 jul

Cores indicadas para o espaço kids

No momento de pensar no espaço kids, podem surgir uma série de dúvidas, entre elas a escolha do uso das cores. O ideal é optar por tons que provoquem estímulos e promovam a criatividade e o aprendizado por meio de uma atmosfera alegre.

As cores são algumas das primeiras coisas que aprendemos. Mas a função delas vai além de deixar os ambientes mais bonitos, mas também provocar emoções e sensações. 

Quer saber quais são as mais indicadas para parquinhos e espaço kids e o que cada uma transmite? Então acompanhe nossas dicas nesse artigo!

As cores no espaço kids

As cores nos ambientes são fundamentais  para transmitir diferentes sensações para quem frequenta o local. Cada uma delas provoca um estímulo diferente e escolher quais aplicar em determinados locais, como em um espaço kids, requer conhecimento sobre esses estímulos. Confira o que as principais cores transmitem:

Amarelo

Muito utilizada em espaço kids, essa é uma cor forte, que chama a atenção. O amarelo é comparado ao sol e remete também a luz e o calor. Entre as sensações que ele transmite, estão: Advertência, alegria, juventude e calor.

Vermelho

O vermelho é um dos maiores destaques na psicologia das cores, ele pode representar diferentes emoções, como, por exemplo, amor e raiva. As principais sensações causadas pelo vermelho são: extroversão, amor, ansiedade, intensidade e velocidade.

Se a ideia é fazer com que as crianças pratiquem atividades físicas e estejam em movimento, aposte no vermelho.

Verde

Essa é uma cor conectada com a natureza e, por isso, transmite leveza, tranquilidade e harmonia. O verde também tem relação com a esperança e remete à saúde. As sensações que ele provoca são: riqueza, saúde, equilíbrio, natureza e esperança.

Laranja

O laranja possui características em comum com o vermelho e amarelo.  É alegre e transmite energia e estimula a criatividade. As sensações promovidas pelo laranja são: entretenimento, estimulante, alegria, confiança e sabedoria.

Sendo assim, é uma ótima opção para espaços de recreação infantil, como playgrounds, por estimular a criatividade e entretenimento.

Azul

Essa é uma cor unânime. Nos tons mais claros, traz leveza e tranquilidade, enquanto o azul mais escuro transmite segurança e poder. Entre as sensações promovidas pelo azul, estão: confiança, força, poder, tranquilidade e frio.

Essa é uma opção bem apropriada para quartos de bebês e crianças, por proporcionar tranquilidade  e estimular o sono.

Roxo

De acordo com a psicologia, o roxo ou violeta, significa poder, sabedoria e respeito, além de transmitir a ideia de criatividade. As sensações promovidas por essa cor são: calma, extravagância, luxo, poder e sabedoria.

Marrom

O marrom transmite elegância e também possui relação direta com a natureza, sendo a cor que representa madeira e terra. As sensações que o marrom passa são: natureza, rústico, aromas, conforto e elegância.

Preto

Essa é a mais elegante das cores! Ela remete à sofisticação, modernidade e luxo. Também pode ser vinculada a situações de medo ou curiosidade. As sensações promovidas pelo preto são: mal, elegância, credibilidade, sofisticação e mistério.

Branco

O branco é a cor mais pura, sendo assim, remete à claridade, pureza, paz e elegância. Entre as sensações que ele também transmite, estão: higiene, simplicidade, pureza, harmonia, leveza e ordem.

Como vimos, as cores geram sensações e estão relacionadas a diferentes sentimentos. Dessa forma, algumas tonalidades são mais emocionais que outras, transmitindo mais agitação ou tranquilidade, como é o caso da matriz azul, que promove tranquilidade e confiança.

Ao escolher a cor para o espaço kids, pense primeiro em quais emoções e sensações você quer despertar nas crianças. A ideia é criar um ambiente alegre, que desperte a criatividade? Ou a intenção de acalmar e relaxar? Dependendo da resposta, o espaço deve ter tonalidades diferentes.

Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram e Facebook.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades