21 fev

Instalação de playground: como funciona o processo

O processo de instalação de playground por si só é relativamente simples, mas depende de outros fatores para que o projeto do parquinho seja realizado com sucesso e da forma planejada, como o local de instalação, tipo de terreno, modelos de brinquedos, exposição climática e a possibilidade de manutenções futuras.

Todos esses elementos devem ser cuidadosamente considerados em algum momento pelas partes envolvidas na instalação de playground, desde a empresa que comercializa as peças até as equipes de instalação e manutenção.

E o mais importante: compreender o processo de instalação de playground e suas respectivas normas é vital para que o parquinho seja idealmente construído e capaz de garantir a segurança das crianças que virão a brincar nele. 

Tendo em vista a complexidade técnica e organizacional por trás da instalação de playgrounds, nós da Brubrinq trazemos hoje alguns dos principais cuidados que nossos leitores devem ter ao contratar empresas que forneçam esse tipo de serviço.

 

Boa leitura!

 

Instalação de playground: etapa preliminar

Já na etapa de elaboração do projeto são necessárias algumas precauções que garantam não só o cumprimento normativo da ABNT NBR 16071, mas também a instalação ideal do parquinho planejado. 

Nesse sentido, o primeiro passo para a instalação de playground é entrar em contato com os representantes legais do local de instalação, seja esse um condomínio, escola ou parque público, para que não haja divergências acerca da construção do parquinho e todas as partes estejam de acordo.

Outro aspecto tangencial é a análise do local em que será instalado. Alguns fatores que podem e devem ser levados em conta são: o local será protegido ou exposto ao clima? O solo será natural ou com piso instalado? Está localizado próximo ou distante de áreas residenciais? Há risco de perturbação do horário de silêncio?

E como último componente da etapa preliminar, recomendamos que seja feita uma lista objetiva contendo todos os equipamentos que podem ser comportados no local de instalação, facilitando muito o subsequente processo de pesquisa de mercado e compra dos equipamentos.

 

A instalação de playground em si

Como mencionamos anteriormente, o processo concreto de instalação dos equipamentos de playground irá depender da planta do projeto, o que não significa dizer que não exista um procedimento padrão subdividido em etapas, apenas que as particularidades de cada etapa irão mudar de parquinho para parquinho.

O primeiro elemento que é acertado é o tipo de piso ou solo que será usado de base para os brinquedos. Para áreas externas (parques escolares, por exemplo), geralmente são usados solos de areia refinada ou gramados (naturais ou sintéticos), que em certas circunstâncias requerem a nivelação do solo original. 

Já nos casos de parquinhos em áreas internas, pisos de borracha e modulares podem ser aplicados, dependendo do orçamento disponível para a compra de materiais.

A seguir, é feita a instalação das estruturas e dos brinquedos do parquinho, que variam principalmente em relação aos materiais de fabricação e se são peças prontas ou não. Para ambientes cobertos, geralmente é feita a instalação de brinquedos de plástico e de fácil montagem. 

Já para ambientes externos, é necessário um grau muito maior de resistência para garantir tanto a segurança dos pequenos quanto o custo-benefício da aquisição, como por exemplo os brinquedos de madeira plástica comercializados pela Brubrinq, notórios por sua resistência a climas severos e longa vida útil.

 

A importância da manutenção para os playgrounds

Tanto a qualidade quanto a segurança de um determinado parquinho irá depender muito mais da frequência de manutenções do que a qualidade dos materiais em si, tendo em vista que até mesmo os equipamentos da maior qualidade possível (aço e madeira) são suscetíveis à deterioração por falta de reparos.

Assim, é imprescindível que visitas técnicas sejam realizadas com frequência para avaliar o estado de preservação dos playgrounds, que possibilitam os profissionais identificar possíveis fraquezas estruturais e periculosidades de uso antes que haja a oportunidade de acidentes graves acontecerem.  Em casos mais severos como de parquinhos abandonados por falta de verba, é altamente recomendada a renovação completa do espaço.

Agora ficou mais claro como se dão as etapas de instalação de playground, certo? E como o fator qualidade é sempre uma característica crucial nesse processo, te convidamos a visitar o site da Brubrinq e conhecer nossa linha completa de brinquedos!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades