19 ago

Saiba como melhorar o sono das crianças na quarentena

Como sabemos, para evitar ainda mais a proliferação do coronavírus, a principal medida é o isolamento social. Por isso que, desde março, estamos num período de quarentena, em que aulas foram suspensas e outros serviços do dia a dia também. Com as crianças em casa em tempo integral, sem poder ir à escola e brincar no parquinho, é comum que elas estejam ansiosas, e isso reflete na qualidade do sono delas. Por esse motivo, a Brubrinq preparou dicas para melhorar o sono das crianças na quarentena. Confira!

Qual a importância do sono para as crianças?  

O sono é uma das principais características para o desenvolvimento saudável dos pequenos. Durante as horas de sono é que o desenvolvimento intelectual e também o crescimento das crianças acontecem. Por isso, ele precisa de uma atenção redobrada dos pais ou responsáveis para verificar a qualidade daquele período de descanso das crianças. Caso não seja o adequado, é preciso achar alternativas para mudá-lo. 

O papel do sono é de liberar hormônios – como o GH – responsável pelo crescimento durante a infância, ajudar na fixação de todo conhecimento adquirido pelos pequenos durante o dia, além, é claro, daquele tempinho para que eles descansem e recarreguem as energias para o novo dia que está por vir. E para esse momento, as horas de sono são ainda mais importantes para diminuir o estresse e ansiedade na quarentena. 

5 dicas para melhorar o sono das crianças na quarentena 

1. Estipule um horário para dormir 

A primeira dica para melhorar o sono das crianças na quarentena é organizar o horário que elas irão dormir. Nesse período é fundamental que elas tenham uma rotina, em especial de sono. Deixar que cada dia os pequenos durmam em um horário diferente não é indicado, pois afeta diretamente o seu desenvolvimento. Essa recomendação serve também para o momento de acordar. 

É normal que no início as crianças apresentem alguma dificuldade para dormir, por isso que para ajudar faça com que elas criem algum hábito antes das horas de sono, como, por exemplo, ler um livro, usar um cobertor em especial, entre outros. Vale lembrar que para as crianças menores (até os 5 ou 6 anos) os cochilos pós almoço também são importantes, desde que ocorram no início da tarde. 

2. Estabeleça um local apropriado para o sono 

Para melhorar o sono das crianças na quarentena, nada de deixar elas dormirem no sofá da sala, ou cama dos pais, elas precisam dormir no seu próprio espaço, no seu quarto. O indicado é colocá-las para dormir no berço ou cama ainda sonolentas, para que se acostumem com o ambiente, e que aquele é o momento de descanso. Como resultado, os pequenos vão ter horas de sono muito mais saudáveis e tranquilas. 

3. Cuidado com a alimentação 

Para ter uma boa noite de sono, a alimentação das crianças precisa ser correta. Conforme apontam alguns estudos, alimentos com muito açúcar e gordura, uma das consequência é deixá-las mais agitadas, prejudicando seu sono. Portanto, o recomendado é oferecer alimentos mais leves como frutas, verduras, sucos, que além de saudáveis, apresentam fácil digestão. 

4. Atividades relaxantes para as crianças são essenciais 

Durante a quarentena, ter criatividade para entreter os pequenos não é fácil, é necessário muita imaginação para buscar novas atividades todos os dias, não é mesmo? E para as horas de sono não é diferente, é preciso também buscar alternativas, porém mais tranquilas para preparar as crianças para dormir. 

Por isso, uns minutos antes delas dormirem, crie um ambiente mais calmo, de preferência sem o uso dos aparelhos eletrônicos como o celular, computador e televisão. Nesse caso, uma boa dica é contar historinhas, ouvir uma música tranquila e até mesmo fazer uma massagem relaxante nos pequenos. Com toda certeza, a melhora no sono das crianças na quarentena será significativa. 

5. Não esqueça da luz ideal 

Para deixar a qualidade do sono das crianças na quarentena melhor é importante que seu quarto tenha uma luz ideal, sem muita claridade. O ambiente precisa ser o mais aconchegante e acolhedor possível para garantir uma boa noite de sono para os pequenos. Se necessário, utilize luminárias com a luz mais azulada, essa cor ajuda a proporcionar tranquilidade para que as crianças descansem. 


Gostou das dicas? Para conferir mais conteúdos como esse, sempre em primeira mão, siga a Brubrinq nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades