28 jun

Playgrounds no inverno: como proteger o parque nas baixas temperaturas

O inverno já começou oficialmente e com ele as baixas temperaturas. Assim como tomamos cuidados específicos nos dias frios, também é necessário proteger o parque infantil no inverno.

Chuva, vento, geada e até neve, são algumas das intempéries das quais o playground pode ser exposto nessa estação do ano. Isso ocorre com mais frequência na região Sul do Brasil, onde o inverno é rigoroso.

Se você tem um playground em seu condomínio, escola, clube ou outro estabelecimento, vamos te dar dicas valiosas de como proteger o parque nessa época do ano. Acompanhe.

Saiba como proteger o parque no inverno 

Manter o playground protegido nas baixas temperaturas é essencial para garantir a conservação do espaço e a brincadeira da criançada. Confira algumas dicas:

Cuidados com playgrounds de madeira

A madeira é uma ótima opção para playgrounds, mas os parques de madeira natural podem sofrer maior desgaste em relação aos de madeira plástica, alumínio ou peças metálicas com pintura eletrostática.

Vale lembrar que a madeira é um elemento vivo! Sendo assim, ela sofre com as mudanças das estações do ano. O material também pode inchar com água e umidade, o que contribui para a sua decomposição, bem como para a formação de fungos.

Para protegê-la da umidade, a dica é revestir o local com selante ou conservantes não tóxicos e à prova d’água.

A Brubrinq trabalha com playgrounds de Madeira Plástica que, além de ecológicos, têm alta durabilidade. Como ela é feita a partir do plástico 100% reciclável, não solta farpas, não retêm fungos e nem acumula umidade.

Mantenha os brinquedos limpos e secos para proteger o parque

Havendo ou não a ocorrência de neve ou geada, que é a formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou sobre outras superfícies, temperaturas muito baixas trazem umidade. 

Por isso, mantenha sempre os brinquedos do parque limpos e secos, assim, você evita acidentes e desgastes dos equipamentos.

Material antiderrapante evita acidentes

Uma dica importante para evitar acidentes e manter a segurança das crianças que frequentam o parquinho, é apostar em um material antiderrapante em algumas áreas, principalmente as que ficam mais expostas à chuva, podendo ocorrer quedas.

Use areia filtrada

Se o local tiver revestimento de areia, prefira areia filtrada. Essa opção evita que fiquem resíduos ou sujeiras que, junto com a umidade, podem criar bactérias ou formar fungos.

Inclusive, uma infecção muito comum em crianças que frequentam espaços com areia suja e úmida é o famoso “bicho geográfico“ (Larva migrans cutânea).

Prefira ambientes cobertos

Fique de olho nas intempéries na elaboração do projeto. Os playgrounds a céu aberto são os queridinhos dos pais e dos pequenos, mas nem sempre essa é a melhor opção. 

Se o local for suscetível a chuvas, ventos e baixas temperaturas, pode ser prejudicial, tanto para os equipamentos, como para quem frequenta o espaço. Considere a possibilidade de instalar uma cobertura para proteger o parque desses contratempos.

Agora que você já sabe os riscos que um playground exposto à chuva e umidade pode causar, e já sabe como proteger o parque no inverno,  dê preferência a materiais mais seguros e resistentes, como a madeira plástica.

Conheça nossos produtos e, se preferir, entre em contato.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades