26 mai

5 dicas para o desenvolvimento de um projeto de playground

Pensar em um projeto de playground completo e seguro não é uma tarefa tão simples quanto parece. É importante considerar alguns fatores para garantir a proteção e durabilidade do parquinho. Além disso, existem normas técnicas específicas a serem seguidas para desenvolver o projeto.

Mas, seguindo todas as recomendações, o playground estará pronto para que as crianças possam aproveitar as brincadeiras com segurança e assim, os pais ficam mais tranquilos.

No texto de hoje, a Brubrinq traz 5 dias essenciais para o desenvolvimento de um projeto de playground. Continue a leitura!

Como desenvolver um projeto de playground?

Quando o assunto é planejar um playground, estamos falando de pensar em um espaço ideal, qual tipo de material será utilizado, quem irá frequentar, qual piso escolher, etc.

Mas calma, não se desespere, separamos essas 5 dicas para te ajudar! Confira:

1. Fique atento às normas de segurança

A norma de segurança NBR 16071, estabelece as principais recomendações para aplicar revestimento no parquinho contra quedas.

Essa regulamentação diz que espaços com possibilidade de quedas a partir de 60 cm, devem usar materiais capazes de minimizar as consequências desses possíveis impactos. Um exemplo de material aceito para essa norma é o piso de borracha reciclada.

Mesmo nos locais com brinquedos de altura inferior a 60 cm, o ideal é seguir a mesma recomendação. O piso de borracha, além de amortecer possíveis quedas, é antiderrapante, o que reduz lesões.

2. Escolha o local ideal

Para que seja possível montar um projeto de playground completo e seguro é necessário encontrar um espaço amplo, com fácil acesso e que ofereça boa visibilidade aos pais ou responsáveis. Dessa forma, é possível observar as crianças enquanto elas brincam, evitando que ocorram acidentes.

Outro ponto importante é a proteção das crianças contra os perigos da rua. Se o local for movimentado por carros ou pessoas estranhas, deve ser cercado. 

Para definir o local, é essencial também estar atento às intempéries na elaboração do projeto. Parquinhos a céu aberto são os queridinhos das crianças, no entanto, nem sempre essa é a melhor opção. Isso porque locais abertos são mais suscetíveis às ações da natureza, como chuva, ventos e radiação solar. 

Além do mais, as intempéries podem danificar os brinquedos, comprometendo a durabilidade dos mesmos.

3. Seleção dos brinquedos

Esse é o momento de decidir como vão ser as brincadeiras do playground, quais brinquedos vão ter e como as crianças vão percorrer e interagir com eles.

É importante saber quantas crianças irão frequentar o parquinho e qual a faixa etária delas. Assim fica mais fácil pensar se o espaço terá um escorregador, uma gangorra ou uma piscina de bolinhas, por exemplo.

4. Escolha o material a ser utilizado

Na hora de escolher se o playground será de madeira, plástico, madeira plástica, ferro ou aço, esteja ciente de todas as vantagens e desvantagens de cada material.

Os de madeira são resistentes e têm maior facilidade de customização. A madeira também não esquenta quando exposta ao sol, o que é ideal para parquinhos ao ar livre. Mesmo tendo uma boa vida útil, necessita bastante manutenção, pois pode soltar farpas e lascas com o tempo. E com a umidade, a madeira pode apodrecer com o tempo.

A Brubrinq trabalha com playgrounds de Madeira Plástica que, além de ecológicos, têm alta durabilidade. Como ela é feita a partir do plástico 100% reciclável, não solta farpas, não retêm fungos e nem acumula umidade.

5. Defina o piso do projeto de playground

Existem diversos tipos de revestimentos para o projeto de playground. O piso emborrachado é muito indicado para playgrounds instalados em escolas, clubes e condomínios, pois é antiderrapante e garante a segurança dos pequenos em caso de quedas. 

A grama sintética ainda é uma opção bem usual pela maior durabilidade em relação à exposição do sol e da chuva, por exemplo, além da questão estética que proporciona ao local.

Muitas praças e outros locais públicos constroem o playground em cima do gramado natural. Embora seja uma opção bonita e agradável, esse tipo de revestimento não amortece quedas.

Alguns locais ainda adotam areia ou saibro, bem como de serragem como piso para playground. Essas opções não são tão seguras, pois não amortecem o impacto. Isso, sem contar que a serragem pode conter lascas de madeira maiores.

Já o EVA, é resistente, durável e versátil. Esse modelo tem capacidade de absorção de impactos, isso faz com que os pequenos possam brincar de maneira mais confortável e segura.

Com essas dicas ficou muito mais fácil pensar em um projeto de playground, não é mesmo? Se você já tem um projeto, e procura uma empresa para colocá-lo em prática, procure um fornecedor de confiança! Entre em contato e solicite um orçamento

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades