O desenvolvimento infantil e playgrounds estão mais intimamente conectados do que a maioria dos adultos pensa. Apesar de serem amplamente considerados meros locais de lazer, os parquinhos e playgrounds são componentes integrais para a formação física, intelectual e da integridade de conduta dos pequenos.
De fato, os parquinhos oferecem oportunidades únicas para as crianças interagirem umas com as outras, explorarem seus gostos, desenvolver suas personalidades, estabelecer laços de confiança e amizade com seus pares, compreender regras e limites, estimular seu desenvolvimento físico e muito mais.
Esta relação complementar entre o desenvolvimento infantil e playgrounds é bem mais profunda do que a maioria dos pais e mães imagina, já que o próprio desenvolvimento infantil é um processo variável, complexo e por vezes desigual.
Mas dentro dos playgrounds, há espaço de sobra para a equidade entre os pequenos.
Buscando caminhos práticos para o melhor desenvolvimento infantil dos nossos pequenos, nós da Brubrinq nos debruçamos sobre o tema em questão e elaboramos o texto abaixo, caracterizando a relação pedagógica entre o desenvolvimento infantil e playgrounds, ao mesmo passo que damos algumas dicas de como pais e professores podem usar os locais de lazer para o benefício das crianças.
Boa leitura!
Desenvolvimento infantil: um conceito, uma história
Os estudos sobre a infância e o desenvolvimento infantil são relativamente novos, pelo menos na maneira como os conhecemos hoje. Por muito tempo as sociedades do mundo consideraram as crianças como “tábulas rasas”, ou seja, pequenos seres humanos desprovidos de pensamento complexo e crítico.
No começo do século XX, houve uma drástica mudança nessa lógica de pensamento, graças aos trabalhos dos pesquisadores Jean Piaget e Lev Vigotski, contemporâneos que, cada um à sua maneira, estudaram as etapas do desenvolvimento infantil e desenvolveram suas teorias sobre como esse processo se dava ao longo da infância, desde o desenvolvimento cognitivo até a interação com o ambiente.
De forma geral, o desenvolvimento infantil é um processo amplo que abraça todas as etapas básicas do desenvolvimento das faculdades humanas, como pensamento lógico, atividades motoras, compreensão de conceitos complexos e abstratos, estabelecimento de laços socioculturais, entre outros.
Para Piaget, e especialmente para Vigotski, essas etapas do desenvolvimento infantil necessitam de ambientes propícios para serem adequadamente estimuladas, como nas salas de aula, no ambiente doméstico e nas áreas de lazer, principalmente porque esses ambientes possibilitam uma interação com demais crianças e instigando um amadurecimento cognitivo em conjunto.
A relação complementar entre o desenvolvimento infantil e playgrounds
Para além de funcionarem como áreas ideais para o desenvolvimento infantil, os parquinhos, sejam eles públicos, escolares ou condominiais, oferecem um ambiente seguro para que as crianças interajam e aprendam umas com as outras, que por si só já é um excelente estímulo para a evolução das capacidades cognitivas e habilidades de socialização.
Por exemplo, em uma brincadeira de pique-esconde as crianças são instigadas, naturalmente, a usarem seu raciocínio lógico para encontrarem o melhor esconderijo possível, saberem a hora certa de saírem dele para baterem na base, e até mesmo trabalharem juntas para aumentar as chances de sucesso no jogo.
E mesmo quando há uma violação de regras do jogo, como a formação de equipes no pique-pega, ou ainda uma falta em um jogo de futebol, há uma excelente janela pedagógica para que pais e/ou professores eduquem as crianças sobre a importância de respeitar seus colegas, as regras e no geral ter uma conduta amistosa com o próximo.
Afinal, o próprio Vigotski acreditava muito no valor do erro para o desenvolvimento infantil e como ele abre caminhos para uma formação riquíssima das crianças, colocando-as em uma estrada para serem adultos de compassivos, inteligentes e de excelente índole.
E sem falar no fato de que as atividades lúdicas dos playgrounds estimulam desde cedo uma postura saudável e proativa das crianças em relação à atividades físicas, permitindo que os pequenos tenham um bom condicionamento muscular e ósseo, bons reflexos, um pensamento rápido e, com sorte, levem essa ternura por atividades físicas para o resto de suas vidas.
A importância de playgrounds inclusivos para o desenvolvimento infantil
A relação benéfica entre o desenvolvimento infantil e playgrounds certamente ficou bem clara até o momento, não é mesmo? Bem, infelizmente esses benefícios não são igualmente oferecidos para todas as crianças, em particular crianças portadoras de algum tipo e grau de deficiência.
O problema é facilmente identificável e solucionável: os parquinhos, como existem hoje, dispõem de tecnologias que são plenamente capazes de acolher crianças portadoras de deficiências, mas o interesse social e do poder público ainda é muito pequeno, justamente porque há um preconceito estrutural muito forte e socialmente enraizado .
Como resultado, crê-se que a construção de playgrounds inclusivos é mero gasto, e não um investimento legítimo para garantir o direito à infância e o direito à cidade, que pertencem a todas as crianças.
Assim, cabe a nós repensarmos como concebemos e lidamos com pessoas portadoras de deficiência, como podemos estabelecer medidas de equidade social para acolhê-las como têm direito e como ensinamos nossas próprias crianças a lidarem com as diferenças e as abraçarem.
Nós da Brubrinq advogamos sempre por políticas de inclusão, algo que demonstramos através da oferta de brinquedos inclusivos na nossa linha de produtos. Gostou do conteúdo apresentado? Então não deixe de acompanhar nossos perfis no Facebook e Instagram!