22 mar

Cuidados essenciais para as brincadeiras no playground

Ótima alternativa para a diversão da criançada, os playgrounds são uma das opções adotadas como espaço de recreação em escolas, condomínios, clubes e parques. E para que as brincadeiras no playground sejam proveitosas e seguras, alguns cuidados essenciais são necessários. 

Entre as diversas precauções, podemos destacar a segurança do local, cuidados com o sol, respeitar a faixa etária e, até mesmo, a presença de um adulto por perto. Confira.

Segurança nas brincadeiras no playground

Uma das medidas mais importantes para evitar transtornos durante as brincadeiras no playground é verificar que estejam em ótimas condições. Os brinquedos devem ser todos certificados, seguindo as normas ABNT para parquinhos, que garantem a segurança do playground desde a sua instalação.

Verifique se o material de que são feitos também são seguros, pois alguns podem causar riscos às crianças, por não serem resistentes ou absorvem muito calor — como é o caso do ferro.

O piso do local também faz a diferença para evitar acidentes nas brincadeiras no playground. O primeiro requisito para evitar as quedas dos pequenos, é ter um piso nivelado. Em alguns locais, não há revestimento, sendo apenas o piso natural. Isto deve ser evitado, já que esses revestimentos servem justamente para a segurança, evitando quedas bruscas.

Além disso, é importante sempre ficar atento aos possíveis obstáculos no chão. Crianças correm e nem sempre percebem quando há algum empecilho no caminho, o que pode causar acidentes. 

Outro ponto que não pode ser ignorado, é sempre certificar-se se o local está cercado, para evitar, tanto a entrada de pessoas estranhas, como a saída despercebida de alguma criança.

Higiene

Para manter o  bom uso do playground, além de verificar o estado da limpeza do parquinho é indispensável, você pode levar consigo um álcool e desinfetar o assento do balanço, por exemplo. O importante é que os pais se sintam seguros em deixar seus filhos usarem o parque.

Certifique-se de que esteja sendo realizada frequentemente tanto a manutenção, quanto a limpeza do playground. A higiene é um aspecto importante e influencia diretamente na  saúde das crianças que frequentam o local. 

Oriente as crianças que não coloquem as mãos na boca e nos olhos durante as brincadeiras. O ato de esfregar os olhos ou colocar os dedos na boca pode trazer várias doenças infecciosas.

Respeite a faixa etária

Nós sabemos que existem brinquedos diferentes para cada idade, com os playgrounds não é diferente. Eles são produzidos pensando em faixas etárias específicas. O motivo é que, além da segurança, cada parquinho é planejado para certas idades com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento mental e lúdico das crianças.

Portanto, o playground para crianças de até 6 anos de idade não será igual ao de outro de até 10 anos. Cada um deles terá atrativos diferentes. 

Além de não possuir as mesmas habilidades físicas e motoras, para os mais novos, brincar em um playground fora da sua faixa etária pode significar riscos de quedas e machucados. Para evitar acidentes, é essencial sinalizar o local com placas informativas.

Mantenha sempre um adulto por perto

Um dos cuidados essenciais nas brincadeiras no playground, é manter sempre um responsável por perto. Um adulto acompanhando a criançada ajuda a evitar acidentes. Essas pessoas são responsáveis por barrar brincadeiras perigosas e ajudar em caso de algum problema.

Um supervisor garante, por exemplo, que não há nada no chão que possa atrapalhar as crianças ou que não estejam com roupas que podem colocá-las em risco. Além de, é claro, certificar de que cada uma brinque no playground específico para sua faixa etária.

Tenha cuidados especiais em dias de sol

Se no momento das brincadeiras no playground, estiver fazendo sol, mantenha os pequenos sempre protegidos com chapéus ou bonés. Não esqueça de passar o filtro solar periodicamente. O fator mínimo do protetor solar deve ser 30 e as versões que são à prova d’água devem ser priorizadas na hora da compra.

Evite expor as crianças ao sol entre as 10h e às 16h e não esqueça de mantê-las sempre hidratadas entre uma brincadeira e outra.

Tomando todos esses cuidados mencionados acima, as brincadeiras no playground podem ser aproveitadas com segurança. Assim a distração da criançada está garantida e os pais também podem ficar mais tranquilos.

Gostou das dicas? Visite nosso site e saiba mais sobre nossos playgrounds. 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades