18 fev

Brincadeiras no verão: confira sugestões para diversão ao ar livre

Com o advento da modernidade, nossas crianças têm se distanciado cada vez mais de uma participação ativa com o mundo e a realidade ao seu redor. Brincadeiras no verão, por exemplo, estão se tornando apenas uma memória para os pais e para as mães que tiveram infâncias mais ativas.

Apesar de ser muito fácil culpar a televisão, o celular, os videogames ou até um dito “mal geracional” como causadores dessa postura isolacionista, devemos reconhecer que o entretenimento digital tornou-se uma fração importante do desenvolvimento infantil contemporâneo (não muito diferentes das práticas de leitura) — e são apenas o resultado da introspectividade infantil, não sua causa direta.

De qualquer modo, este comportamento introspectivo tem levado muitas crianças e jovens em fases de crescimento a se isolarem em suas casas, desprovidos de qualquer atividade física que estimule suas faculdades motoras e cognitivas — além de privá-los de formar laços sociais com seus pares.

E durante as férias de verão, situações como essa se tornam ainda mais críticas, já que nossos pequenos têm pouco ou nenhum estímulo para brincarem ao ar livre espontaneamente — e com o cenário pandêmico dos últimos anos, o isolamento ganhou proporções ainda mais preocupantes.

E foi pensando nessa dor que nós da Brubrinq preparamos um guia sobre brincadeiras no verão, direcionado aos pais e mães que desejam proporcionar maior alegria e bem-estar para seus pequenos, recuperando sua conexão com o mundo lá fora.

 

Boa leitura!

 

Os benefícios das brincadeiras ao ar livre e o perigo do sedentarismo

Já listamos acima alguns dos principais benefícios desfrutados pelas crianças ao brincarem ao ar livre, como o desenvolvimento cognitivo, físico e criativo através de brincadeiras como pique-pega, futebol, amarelinha, e ainda o estabelecimento de laços de amizade com outras crianças.

Mas o ponto que gostaríamos de reforçar aqui é o quadro geral de saúde que estamos enfrentando no Brasil. Segundo dados de um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde), liderado pela Drª. Leanne Riley, 84% dos jovens brasileiros entre 11 e 17 anos não dedicam tempo suficiente para atividades físicas.

O resultado é auto-evidente: o sedentarismo vem crescendo cada vez mais entre nossas crianças, que se desacostumaram a realizar brincadeiras no verão, praticar esportes com seus amigos e colegas e viver uma infância saudável e ativa.

Assim, é imprescindível que pais e responsáveis estimulem em suas crianças uma postura mais sadia e descontraída com relação à brincadeiras ao ar livre, já que se trata de uma questão de saúde que tem efeitos a curto e longo prazo

 

Brincadeiras no verão: desbravando possibilidades

Desde as praias até os parques, as possibilidades para o lazer da criançada durante o verão são praticamente infinitas, dependendo apenas da criatividade e disposição dos nossos pequenos — que por sua vez, parecem ser igualmente infinitas.

Buscando aproveitar todo esse potencial, seguem abaixo as dicas de brincadeiras de verão da Brubrinq para se divertir com os pequenos!

 

1) Construção de castelos de areia

Nenhuma lista de brincadeiras no verão fica completa sem a menção de praias, e uma das mais clássicas brincadeiras de praia é a construção de castelos de areia: um verdadeiro estímulo para o cérebro das crianças, combinando o pensamento criativo, raciocínio lógico e diversão em uma única atividade.

Para além dos evidentes estímulos cognitivos, o próprio ambiente da praia proporciona inúmeros benefícios para a saúde das crianças, tanto física como psicológica. 

A exposição ao Sol, por exemplo, estimula a produção de vitamina D, essencial para uma boa imunidade, um bom desenvolvimento ósseo e muscular, que tem como resultado uma maior disposição e sensação de bem-estar, instrumentais para uma boa autoestima e saúde mental.

 

2) As possibilidades dos parques locais

Outro tipo de ambiente repleto de possibilidades são os parques. Sejam eles um destino para piqueniques, jogos esportivos ou simples brincadeiras nos playgrounds, os parques oferecem um prato cheio para o desenvolvimento infantil, ao mesmo passo que aproximam as crianças da natureza, no caso de parques ecológicos.

Seja escalada de árvore, brincadeira nos balanços, partidas de vôlei e futebol ou a graciosa observação da vida silvestre, os parques oferecem ampla oportunidade para o entretenimento das crianças e realização de brincadeiras no verão, época que realça toda beleza natural do meio ambiente.

 

3) Guerra de água

E para refrescar a nossa lista, trazemos mais um clássico das brincadeiras de verão: as guerras de água, que podem ser travadas com balões ou pistolas de água. É sempre recomendável que essa brincadeira seja realizada em gramados, já que não há chance dos pequenos escorregarem e caírem no chão, aumentando a segurança.
Curtiu as dicas do texto? Quer conferir mais conteúdos como este? Então não deixe de seguir a Brubrinq nos nossos perfis do Facebook e Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades