14 ago

5 maneiras de fazer a manutenção do playground

Crianças não tem medo do perigo! Nossos pequenos não possuem noção de quando podem estar em uma situação perigosa e nem como evitar que estejam. Por esse motivo, os pais e responsáveis precisam ficar atentos aos detalhes que cercam as crianças, como, por exemplo, os locais onde costumam brincar: o playground. Por esse motivo, no texto de hoje, vamos abordar 5 maneiras de fazer a manutenção do playground. 

Boa leitura! 

Qual a importância da manutenção do playground infantil?

Quando o assunto é brincar, as crianças não economizam na empolgação, o que elas mais querem é sair correndo e se divertir até cansar. Mas é importante antes que isso aconteça, que os pais possam checar o ambiente em que os pequenos irão brincar, certificando que não há nada que possa colocar o bem estar deles em risco.

Dependendo do local onde o playground estiver instalado, existem pessoas responsáveis por realizar a manutenção preventiva deste local. Essa manutenção do playground precisa ser realizada periodicamente para garantir que tudo esteja regulamentado e instalado de forma segura. É recomendado três tipos de inspeções no parquinho: diária, mensal e semestral – cada uma delas deve observar mais a fundo a situação dos brinquedos. 

Além disso, existem outros aspectos de um playground que precisam de verificação constante, como as peças, pintura, piso e limpeza. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre a manutenção do playground!

5 dicas para fazer a manutenção do playground

Brinquedos adequados de acordo com as normas ABNT

Essa com certeza é a principal dica para iniciar a manutenção em um playground infantil: conferir se os brinquedos do parquinho estão de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Conforme sempre relembramos em nossos conteúdos, existem normas da ABNT que são específicas para playground infantil – regras essas que servem para assegurar a proteção das crianças.

Verificar o desgaste e a deterioração dos brinquedos

Se o parquinho estiver dentro das normas da ABNT, o próximo passo para a manutenção do playground é verificar se os brinquedos não apresentam desgastes físicos ou deterioração por mau uso, pelo tempo ou pelo clima. 

Os brinquedos podem apresentar rachaduras visíveis, ferrugem, ruptura de componentes, parafusos e pregos soltos, encaixes folgados e tintas descascando, e caso esteja acontecendo alguns desses casos, é necessário o reparo, para que não haja possíveis acidentes. 

Limpeza regular do local

O local onde o playground está instalado precisa ser mantido limpo e arejado. Um ambiente sujo pode ser um grande foco para fungos, bactérias, vermes e vírus. Assim como as manutenções, a limpeza deve ser feita regularmente também. 

O que pode ajudar a manter o espaço limpo é criar regras de utilização, onde, por exemplo, não é permitido a entrada com alimentos e bebidas, não é permitido a entrada de animais, entre outras regras que auxiliam na hora de manter o ambiente higienizado. Para saber mais informações sobre higienização de playground infantil, principalmente neste período de pandemia, clique aqui

Regras de utilização também fazem parte da manutenção

E por falar em regras de utilização, elas também fazem parte da manutenção do playground. Afinal de contas, se os brinquedos não forem usados de forma correta, a chance de ocorrer desgastes por mau uso é muito maior. 

Por isso, é importante respeitar a faixa etária de cada brinquedo, o limite máximo de crianças brincando no espaço e criar um regulamento interno que respeite a utilização de cada tipo de brinquedo. 

Conte com uma empresa especializada

Essa dica não é válida somente para a manutenção do playground, mas também vale para hora de escolher um novo parquinho. Conte com uma empresa especializada no assunto, verifique se ela segue todas as normas de produção exigidas pela ABNT. Certifique-se com as referências de outros clientes, do histórico da empresa, e assim você se sentirá mais seguro e amparado para realizar as manutenções preventivas. 

Depois de conferir essas dicas ficou um pouco mais fácil saber se o playground em que as crianças brincam está realmente seguro e se sua manutenção preventiva está em dia, não é mesmo?  

Se você quer saber um pouco mais sobre playground infantil, conte com a ajuda da Brubrinq – uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado e que conta com uma equipe especializada para lhe atender! Entre em contato agora mesmo. 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades