15 mar

Playground e obesidade infantil: as brincadeiras ao ar livre podem ajudar

Você sabia que o excesso de peso atinge 15% das crianças menores de 2 anos, 12% daquelas entre 2 e 5 anos e 25% daquelas entre 5 a 10 anos. São muitos fatores que podem acarretar no ganho de peso, mas os principais são a ausência de uma dieta balanceada e a falta de atividades físicas.

Um estudo do Ministério da Saúde estima que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para a obesidade infantil.

Além das tradicionais brincadeiras, muitos pais têm optado pelos playgrounds como espaço para interações. Neles, os pequenos podem brincar em grupos e se manterem em movimento, evitando o sedentarismo em um local seguro.

Pensando nisso, abordamos aqui as vantagens dos playgrounds para auxiliar tanto na prevenção, quanto no combate à obesidade infantil.

Os riscos da obesidade infantil

A obesidade é uma doença crônica e está associada a outros problemas de saúde (hipertensão arterial, dislipidemia, intolerância à glicose, esteatose hepática) em curto e longo prazo.

Uma pesquisa internacional publicada na revista PLoS One, revelou que assistir televisão de uma a três horas por dia pode aumentar o risco de obesidade em crianças e adolescentes entre 10% e 27%. A recomendação da Academia Americana de Pediatras é que o tempo seja limitado a uma hora diária para meninos e meninas entre 2 e 5 anos.

Como prevenir?

A melhor forma de enfrentar a obesidade infantil é a prevenção. Estudos mostram que a saúde e boa condição nutricional materna na gestação, a prática do aleitamento materno, consumo variado de alimentos saudáveis, estímulo a brincadeiras, atividades ao ar livre e em companhia dos familiares, são comprovadamente fatores que protegem a criança do sobrepeso.

É fundamental que haja políticas públicas que facilitem o acesso à educação nutricional, alimentação adequada nas escolas, oferta e preservação de espaços públicos seguros para que as crianças possam brincar e desenvolver atividades esportivas.

Os benefícios de praticar atividades ao ar livre para evitar a obesidade infantil

É importante que as atividades físicas não sejam consideradas apenas praticar esportes. O ideal é que os exercícios não sejam exaustivos e as crianças encarem essas atividades como um momento de lazer e confraternização com amigos. Deixe que os pequenos escolham a atividade física de sua preferência. Os pais devem respeitar os interesses dos filhos para que haja motivação.

Uma boa opção é apostar em esportes coletivos. Eles desenvolvem, além das capacidades físicas e habilidades motoras, a capacidade de socialização

Quais atividades podem ser praticadas em um playground e quais seus benefícios?

Uma das alternativas para crianças que moram em apartamentos ou casas sem espaço ao ar livre, são os playgrounds. Neles, a diversão é garantida!

Escorregadores, balanços, escadas e outros brinquedos acabam oportunizando a atividade física de diferentes grupos musculares, permitindo que as crianças façam um treino de corpo inteiro. Entre as brincadeiras que a criançada pode aproveitar no playground estão escalar, ficar de cabeça para baixo, escorregar, subir escadas e brincar de balanço e em grupo.

1. Escalada

Escalar, por exemplo, ajuda a criança a adquirir conhecimento sobre diferentes partes do seu corpo. Esse exercício também auxilia a coordenação motora e encoraja a resolver problemas.

2. Ficar de cabeça para baixo

Já ficar de cabeça para baixo auxilia a criança a desenvolver as coordenações motoras fina e grossa, pois a criança pratica movimentos delicados, como segurar uma barra, e grosseiros, como passar de uma barra à outra. 

3. Balanço

Brincar de balanço auxilia no desenvolvimento de vários aspectos corporais da criança. Ajuda no equilíbrio e na prática das coordenações motoras fina e grossa. Balançar também dá noções de velocidade e direção para a criança.

4. Brincadeiras em grupo

Brincar em grupo consiste desde os jogos como pique-esconde e pega-pega até correr com outras crianças, fazendo com que se exercitem e gastem várias calorias.

Essas interações, além de contribuírem para a criança praticar normas de conduta em sociedade, funcionam como um esporte e ajudam a manterem-se saudáveis e com uma vida mais ativa, evitando a obesidade infantil. Além do mais, crianças que se divertem são mais felizes e têm mais bem-estar.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre nossos playgrounds? Siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades