25 mar

Higienização do playground: qual a melhor forma de fazer?

Mesmo que higiene e questões sanitárias sempre tenham sido primordiais, a pandemia fez com que todo mundo ficasse ainda mais atento a esses fatores. Nos últimos anos percebemos mais ainda a importância da limpeza e boa conservação dos ambientes.

Quando se trata de playground infantil, esse tema se torna mais relevante ainda. Por isso, hoje vamos explicar a importância da higienização do playground e qual a melhor forma de fazê-la.

Entenda a importância da higienização do playground

Na hora da diversão, é importante manter a segurança dos pequenos. Ao brincar em playgrounds e áreas comuns as crianças podem ser expostas a vírus e bactérias. Isso não é um motivo para privá-las do acesso a esses locais, mas um alerta para que tenhamos um cuidado maior ao verificar a limpeza e conservação do local.

Playgrounds que pertencem a condomínios, clubes ou escolas devem ser mantidos limpos e preservados pelos gestores do local. Mas os responsáveis pelas crianças que frequentam a área devem estar atentos aos cuidados antes, durante e após o uso dos brinquedos.

Para manter o  bom uso do playground, além de verificar o estado da limpeza do parquinho, você pode levar consigo um álcool e desinfetar o assento do balanço, por exemplo. 

Qual a melhor forma de realizar a higienização do playground?

Primeiramente verifique as recomendações do fabricante antes de começar a higienização do playground. Siga corretamente as orientações para não comprometer a garantia do produto. 

No local, circulam muitas crianças ao longo do dia, por isso sua limpeza deve ser feita com frequência. Os métodos para a higienização também variam de acordo com o local onde o playground está instalado. Se o ambiente for ao ar livre, são necessários cuidados em relação a poeira ou presença de insetos. Já se o local for fechado, esse problema se torna menos frequente.

É importante destacar que a higienização do playground deve ser feita regularmente independentemente do local onde está situado. 

A limpeza pode ser feita com itens simples do dia a dia, porém produtos químicos muito fortes devem ser evitados, pois podem causar alergias às crianças. A higienização pode ser feita com água e sabão, finalizando com álcool e, em seguida, um pano seco.

Limpeza do piso

A limpeza do piso também é uma etapa essencial na higienização do playground. Seja o local revestido com areia, grama sintética ou pisos emborrachados, cada um deles deve ter um processo diferente. É o responsável pelo local que deve verificar a melhor forma desse procedimento. O recomendado é que também seja utilizado sabão neutro, água, pano úmido e um rodo macio. 

O que deve ser observado durante a higienização de playground?

Listamos alguns itens que devem ser levados em consideração ao realizar a limpeza e manutenção do local:

Objetos pontiagudos

Retire tampinhas de garrafas espalhadas pelo chão, pedaços de vidro, pontas de canetas e outros artefatos que possam machucar os pequenos durante as brincadeiras. 

Papel de balas

As crianças adoram balas e chicletes, mas restos desses alimentos podem atrair formigas e roedores para a área das brincadeiras se não forem descartados de maneira correta. Durante a higienização todo lixo relacionado deve ser retirado. 

Saiba outros cuidados que devem ser tomados ao utilizar o playground

Além da higienização do playground, são necessárias algumas outras medidas para garantir a segurança e saúde dos pequenos. Os pais devem orientar os filhos quanto ao uso dos brinquedos e estarem atentos para que essas recomendações sejam seguidas. É prudente sempre manter um adulto por perto, zelando pelas crianças.

Ensine desde cedo a importância de lavar bem as mãos e evitar colocá-las na boca ou nos olhos enquanto estiverem brincando. Além disso, crie o hábito de limpar bem os brinquedos e manter o espaço sempre organizado. As crianças se espelham nos adultos, se você quer ensiná-los, a melhor forma é dando o exemplo.

Agora que você já sabe a melhor forma de manter o playground limpo e organizado, a criançada já pode aproveitar os momentos de lazer com tranquilidade. Quer saber mais sobre playgrounds? Acesse o nosso site e fique informado!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades